Em um ato de sensibilidade, o projeto de extensão Calouro Solidário da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove uma campanha de doação de sangue e de medula óssea à Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas). A iniciativa ocorre nesta sexta-feira, 29.

A UFJF vai ceder ônibus saindo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), às 15h para transportar calouros e veteranos de todos os cursos, que fizerem inscrição prévia até o Hemominas. Técnico-administrativos, professores, terceirizados e convidados que queiram usar o transporte da instituição podem se inscrever até esta quarta, 27, enviando número de identidade, matrícula e telefone ao e-mail thaissa.ramim@medicina.ufjf.br.

A coordenadora do projeto, Ivana Damásio Moutinho, aponta para a urgência de doações de sangue e de medula óssea. “Sempre há alguém em um hospital esperando doação para ter sua vida salva. Isso é cidadania e precisamos estar sensibilizados. Quando os alunos vão ao Hemominas, são instruídos sobre muitos aspectos relacionados à doação de sangue. Há doenças muito graves que não sobrevivem sem o ato, como a anemia falciforme entre outras tantas.”

Ivana enfatiza que o projeto estimula cidadania, empatia e ensina estudantes a olhar para outras pessoas com mais sensibilidade e carinho. “Precisamos sensibilizar o aluno, o jovem, de que a vida é mais que uma escola e vai além das festas e vivências universitárias. Que as pessoas não se esqueçam que todos os dias alguém precisa de sangue”, destaca.

A coordenadora espera que a campanha não fique restrita aos alunos e alunas da Medicina. “Queremos muito conseguir estimular mais estudantes. O Calouro Solidário está aberto aos alunos de outras graduações, para que juntos possamos conseguirmos mais donativos, mais sangue e medula óssea.”

Calouro Solidário

O Calouro Solidário é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina, inspirado na atuação da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA). Criado por alunos, orienta e auxilia os calouros a buscar doações de roupas, alimentos, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, livros, brinquedos e qualquer outra demanda apresentada pelas instituições juiz-foranas que o projeto acolhe em cada período. No último semestre, foram oito instituições auxiliadas: Sopa dos Pobres; Abrigo Santa Helena; Fundação Ricardo Moysés Júnior; Sociedade Beneficente Mão Amiga; Centro de Promoção do Menor de Juiz de Fora; Instituto Vitória; Lactário São José; e Hemominas.

O projeto está na sua 15ª edição, ocorrendo uma a cada semestre, estando ativo em Juiz de Fora há mais de 7 anos. As atividades incluem a arrecadação pessoal, que cada aluno é responsável; arrecadação em mercados; mutirão de doação de sangue e registro no cadastro de medula óssea do Hemominas e o Show de Calouros, evento em que há a interação entre novatos e veteranos, buscando motivar a adesão ao Calouro Solidário.

O primeiro semestre de 2019 é um marco na história do Calouro Solidário que, pela primeira vez, inclui uma instituição de fora na sua lista: a Missão África. Essa organização não-governamental age em prol de crianças, jovens e adultos do Brasil e de Moçambique por meio de inúmeras ações sociais. O Calouro Solidário não possui nenhum fim lucrativo e todas as parcerias feitas são revertidas em itens para doação ou estrutura para a continuidade do projeto.

Outras informações: Instagram @calourosolidário