Trabalhos finais de estudantes em Arquitetura e Urbanismo fazem parte da mostra (Foto: Carolina de Paula)

Com a missão de fomentar o diálogo sobre ideias e projetos que favoreçam a construção de uma vida melhor para todas as pessoas, a partir da próxima segunda-feira, 25 de setembro, a galeria Espaço Reitoria, localizada no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, vai receber a exposição “IAB 25 anos: Arquitetura e Urbanismo na Zona da Mata e Vertentes – MG”.

O núcleo da Zona da Mata e Vertentes do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) está completando 25 anos de atuação e, para comemorar este marco, vai expor Trabalhos Finais de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo de estudantes dos diversos cursos de Arquitetura e Urbanismo da região, a fim de valorizar a importância social desta profissão na sociedade.

O IAB, fundado em 1921, é uma entidade de representação profissional, cultural e política, que mobiliza pautas ligadas à popularização e à democratização da Arquitetura e Urbanismo na construção de cidades acolhedoras, justas e equitativas e de um mundo de natureza pujante, habitado por povos e culturas diversas em harmonia e paz.

Nesses 25 anos de atuação, o núcleo regional tem atuado de maneira constante nas discussões e ações de referência sobre as políticas públicas urbanas e culturais, além da criação de espaços para circulação de ideias sobre Arquitetura e Urbanismo.

Os trabalhos expostos são de estudantes com a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovados entre os anos de 2020 e 2023. O professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Frederico Braida, responsável pela mostra, conta que os trabalhos a serem exibidos servirão como um cartão de visita para os recém-formados, além das próprias instituições que representam.

“O TCC consolida as habilidades e competências desenvolvidas ao longo da formação em determinada instituição, deixando evidenciar temas e tópicos abordados durante a graduação”, explica Braida, acrescentando que “a expectativa da mostra é reunir os trabalhos desses alunos e mostrar a comunidade acadêmica e externa o pensamento sobre Arquitetura e Urbanismo na cidade de Juiz de Fora e região”.

Segundo ele, os trabalhos refletem o contexto local e o espírito da época em que se vive. “Com o papel catalisador da cultura, que se materializa em arquitetura, os TCCs mostram o que é a sociedade atualmente, além de propor novas realidades”. A exposição tem entrada franca e permanece aberta a todos os públicos até o dia 6 de outubro.