Mislene Ferreira – aprovada pelo Pism – matrícula presencial (Foto: Alexandre Dornelas)

O sonho de estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou a se tornar realidade para muitos estudantes aprovados pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto 2019 (Pism), que realizaram matrícula na instituição nesta terça-feira, dia 29. Durante todo o dia serão feitas as matrículas para 12 cursos no campus de Juiz de Fora e para quatro na sede de Governador Valadares.

A UFJF realiza as matrículas presenciais até sexta-feira, 1º, em horários e datas específicos para cada curso. Para saber em qual dia e hora deve comparecer à instituição, basta acessar o cronograma disponibilizado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).  Em Juiz de Fora, as matrículas estão acontecendo no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e, em Governador Valadares, no prédio da Faculdade Pitágoras, na Avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende nº 330.

O candidato deve entregar a documentação exigida de acordo com o grupo de acesso do estudante. Em seguida, caso o candidato tenha sido aprovado para as vagas destinadas para pretos, pardos e indígenas, é necessário passar por uma entrevista e assinar a autodeclaração na presença da Comissão.

Novos estudantes

Aprovada para o curso de Serviço Social, Maria Fernanda Moreira Tavares, conta que passou os três anos do ensino médio sonhando com esse momento e não esconde a ansiedade para iniciar as aulas. “Eu estou esperando por isso há muito tempo e estou muito animada para conhecer os professores, o ambiente universitário e tudo o que a Universidade tem para oferecer.”

Ian Ferreira – aprovado pelo Pism – matrícula presencial (Foto: Alexandre Dornelas)

O sentimento é o mesmo para Sabryna Santos, que sempre desejou ingressar na UFJF e que optou por cursar Psicologia. “A estrutura é excelente, os professores parecem muito bons e estou ansiosa para conhecer o ambiente da Universidade. É muito bom ver que o nosso esforço e dedicação valeram a pena, ainda mais para entrar no curso que eu sempre quis.”

Outro calouro de Psicologia, Ian Ferreira, é de Governador Valadares e vai se mudar para Juiz de Fora para começar a vida universitária. “Como não tem Psicologia no campus de Governador Valadares, eu vim pra cá e estou muito animado. Espero que todo o feedback que eu recebi da UFJF até agora, tanto de pessoas que já concluíram o curso quanto dos que ainda estão cursando, seja realmente verdadeiro e a Universidade seja tão boa quanto eles falam e me ajude a crescer profissionalmente.”

Já Mislene Ferreira é de Juiz de Fora e ressalta que a proximidade da instituição, assim com a boa avaliação no Ministério da Educação (MEC) para o curso de Direito foram determinantes para sua escolha. “A UFJF é uma Universidade muito boa e que está perto de mim, além de ter o curso que decidi fazer muito bem avaliado. Eu escolhi Direito porque eu tenho uma ideia louca de querer mudar o mundo e acredito que o Direito vai me ajudar a auxiliar os que precisam.”