A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem como objetivo estabelecer convênios de cooperação com universidades e entidades estrangeiras, a fim de proporcionar a mobilidade de alunos da UFJF para entidades de outros países e de alunos estrangeiros para nossa Instituição. Em 2018, a DRI  buscou, por meio de parcerias e ações, avançar ainda mais no processo de internacionalização da UFJF.

Em maio deste ano, a Diretoria apresentou o Plano Institucional de Internacionalização. O documento foi discutido em reunião que contou com a presença de professores escolhidos para representar cada unidade acadêmica da Universidade. De acordo com o Diretor de Relações Internacionais em exercício, Hugo Nogueira Rocha, “baseado nesse plano que foram desenvolvidas diversas iniciativas durante todo o ano de 2018”.

O Plano, aprovado pelo Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP), foi apresentado aos membros do Fórum de Internacionalização da UFJF, instaurado também em 2018. O Fórum é composto por professores escolhidos em cada unidade acadêmica e visa discutir as questões pertinentes ao processo de internacionalização experimentado pela Instituição nos últimos anos, e também busca ouvir as experiências dos institutos, além de divulgar as ações realizadas pela DRI.

Primeiro acordo internacional de dupla diplomação

De acordo com Rocha, no campo dos acordos internacionais, foi assinado o primeiro acordo de dupla diplomação em nível de graduação e pós-graduação, com a Solbridge School of Business, na Coreia do Sul. “Este acordo abre as portas de uma formação internacional para os cursos da área de Administração.”

Além disso, segundo o diretor, “graças à ação ostensiva em missões internacionais a UFJF pôde celebrar muitos novos acordos internacionais, com diversas instituições na América Latina, na Turquia e na Índia, regiões onde tínhamos pouca penetração”.

A UFJF tem acordos firmados com mais de 70 instituições do mundo e a tendência é que a lista aumente. Em setembro, a DRI participou pela segunda vez da Conferência Anual da Associação Europeia de Educação Internacional. No evento, a Diretoria renovou a parceria com a Universidade Tecnológica de Wroclaw, da Polônia, que recebe estudantes da UFJF no país, além de mandarem seus alunos para o Brasil. E fez contato também com universidades da China; do Canadá; da Escócia; da Holanda; da Irlanda; da Alemanha; da França; do Japão; de Taiwan; e da Dinamarca.

Mais opções de intercâmbio

No Intercâmbio emissivo, a diretoria realizou diversas ações de divulgação do Edital de seleção, para propiciar uma melhor preparação aos alunos interessados. “O processo seletivo do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação 2019 (PIIGrad 2019) já está em andamento, e contou com 16 novos destinos, graças ao aumento do número de acordos internacionais, dentre os quais há universidades que oferecem alimentação e moradia ao intercambista, propiciando maior acesso à educação internacional.”

Por meio do documento, foram disponibilizadas 165 vagas, distribuídas em 55 instituições de ensino pelo mundo, além de 21 bolsas de estudos, financiadas com recurso próprio da UFJF, com valores que variam de acordo com o destino escolhido pelo aluno e o tempo de permanência.O início do intercâmbio está previsto para setembro de 2019.

Crescimento da Internacionalização

Em relação ao intercâmbio receptivo, Rocha explica que, com a colaboração do Projeto Buddy, organização discente de recepção e apoio aos estudantes internacionais, foi possível ofertar moradia para estudantes estrangeiros.

Outro destaque, de acordo com o diretor, foi a implementação do projeto Mais Idiomas.  A iniciativa busca permitir que intercambistas estrangeiros compartilhem conhecimentos de seus idiomas com a comunidade acadêmica da UFJF. “Os cursos foram abertos a toda a comunidade acadêmica e contam com aulas de afrikaans, alemão, coreano e japonês. O programa concede bolsas aos estrangeiros que ofertam esses cursos de idioma, constituindo um fator de atração para a mobilidade na UFJF.”

Ainda contribuindo com o processo de internacionalização em casa, Rocha destaca a implementação do Laboratório de Internacionalização (Labint), “no qual bolsistas selecionados realizam tradução de conteúdo institucional, como sites, material de divulgação e também a revisão gratuita de artigos do corpo docente da UFJF, no intuito de aumentar as chances de publicação internacional da nossa produção acadêmica”.

Eventos multiculturais

Segundo o diretor em exercício, o início do segundo semestre letivo de 2018 se tornou uma época de intensa movimentação no que diz respeito à internacionalização da UFJF, com novas parcerias internacionais, numerosos alunos estrangeiros pelo campus e uma atmosfera multicultural proporcionada pelos eventos em atividade.

Em julho, a UFJF promoveu o programa Global July, iniciativa lançada ano passado pela DRI que visa fortalecer a internacionalização da Universidade, atraindo estudantes e professores estrangeiros, além de possibilitar novas parcerias. Na última edição foram ministrados mais de 30 cursos, em diferentes línguas, para mais de 800 alunos inscritos, sendo eles estudantes, professores e funcionários da Instituição, além de discentes vindos de universidades estrangeiras parceiras.

“A ação contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), de outras universidades brasileiras e professores estrangeiros que vieram oferecer cursos aos alunos participantes do Programa.” Dentre esses professores, cinco tiveram sua vinda custeada pelo Consulado Americano em Belo Horizonte, graças à articulação da DRI.

Em agosto, a Diretoria realizou o evento Cultura sem Fronteiras. A iniciativa, fruto de  parceria entre o Programa de Internacionalização de Língua Estrangeira (PU), o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e o Núcleo em Rede de Juiz de Fora, visa promover os idiomas e as culturas estrangeiras por meio de uma perspectiva multilinguista. “Foi um evento multicultural, que contou com mostra de curtas, karaokê, feira gastronômica internacional, clubes de conversação em língua estrangeira e palestras com ex-intercambistas e representantes do MEC.”

Continuidade de programas essenciais

No âmbito da política linguística da Universidade, foi garantida a continuidade do programa Idiomas sem Fronteiras, que oferece gratuitamente aplicação de teste de proficiência em inglês e cursos de línguas com temáticas voltadas à internacionalização em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

Além disso, Rocha complementa que “a articulação do Projeto de Universalização e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) permitiu uma melhor coordenação das atividades de ensino de idioma estrangeiro na UFJF, que agora também conta com o já mencionado programa Mais Idiomas”.

Outro destaque, de acordo com Rocha, foi o lançamento do Programa de Mobilidade Internacional Docente (Promid 2019), em colaboração com a Temple University, da Philadelphia, nos Estados Unidos (EUA). O Promid tem por objetivo fomentar a internacionalização do currículo da UFJF por meio do programa “Academic English Immersion Program”, da Temple University.

“Nesse programa os professores terão a oportunidade de aprimorar seu inglês acadêmico e, ao retornar, terão o compromisso de oferecer disciplinas regulares em inglês para contribuir com a internacionalização do currículo da UFJF, melhorando a atração de estudantes estrangeiros e propiciando aos nossos estudantes a possibilidade de uma experiência internacional sem necessidade de sair do campus.”

Serão selecionados cinco professores para receberem bolsa no valor de U$ 5 mil. O Promid terá duração de oito semanas e o resultado final com a relação dos aprovados será divulgado no dia 17 de janeiro de 2019.

Expectativas

Hugo Rocha ressalta que o ano de 2018 foi marcado por muitos avanços na internacionalização, com o lançamento de diversos programas que atuam na criação de uma cultura global na UFJF. “Esses avanços se tornaram realidade graças ao conceito institucional criado para viabilizá-los, comprovando o compromisso assumido pela gestão com a internacionalização de nossa Universidade.”

De acordo com ele, a expectativa é que esse processo avance ainda mais no próximo ano, “já que seus benefícios começaram a ser sentidos de forma concreta por nossa comunidade acadêmica”. Em 2019, segundo Rocha, a DRI planeja “consolidar a miríade de novas iniciativas implementadas em 2018, a fim de estruturar de maneira sólida e consistente o processo de internacionalização da UFJF”.

Outras informações: (32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais)