“Entramos no mapa de internacionalização”. A frase dita pela diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bárbara Daibert, revela o orgulho de ver o símbolo da instituição estampado na Conferência Anual da Associação Europeia de Educação Internacional. O evento, que ocorreu em Genebra (Suíça) entre os dias 10 e 14 deste mês, reuniu diversas universidades do mundo dispostas a firmar ou estreitar parcerias.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF participou pela segunda vez da conferência, apresentando as ações desenvolvidas pela Universidade com foco na internacionalização. Além de reafirmar acordos já estabelecidos com outras instituições, o evento também permite que novas parcerias sejam feitas. “Eu perdi a conta de quantas reuniões realizamos, mas é necessário. Você não consegue fazer internacionalização de dentro do gabinete, é preciso negociar cara a cara”, ressalta Bárbara.

No evento, a DRI renovou a parceria com a Universidade Tecnológica de Wroclaw, da Polônia, que recebe estudantes da UFJF no país, além de mandarem seus alunos para o Brasil. O acordo estabelecido com a Universidade de Hankuk, da Coreia do Sul, também foi alterado: a instituição passou a oferecer bolsas para intercambistas da UFJF que se disponibilizarem a ensinar português. “Como nós estamos oferecendo bolsas para os alunos deles que ensinam a língua aqui, pedimos que eles também oferecessem US$ 300 por mês para os nossos estudantes ensinarem nosso idioma.”

A UFJF tem acordos firmados com mais de 70 instituições do mundo e a tendência é que a lista aumente. Na conferência foi feito contato com universidades da China; do Canadá; da Escócia; da Holanda; da Irlanda; da Alemanha; da França; do Japão; de Taiwan; e da Dinamarca. O fechamento dessas parcerias está em processo de negociação.

Além do intercâmbio, os convênios também abrem a possibilidade da realização de estudos  em conjunto com pesquisadores do exterior. “Os professores da pós-graduação podem trazer um professor de uma dessas universidades parceiras e podem identificar pesquisas que tenham a ver para sugerir um projeto.”

Novas oportunidades

Os alunos de graduação da UFJF interessados em realizar intercâmbio podem optar por mais dois destinos: a Universidade de Sharda, na Índia, e a Universidade de Altinbas, na Turquia. O acordo com as instituições foi fechado após a Conferência em Genebra e reforça a busca da UFJF por ampliar seu alcance no mapa mundial. “As parcerias horizontais – realizadas com países de Terceiro Mundo -, são muito interessantes porque são universidades que têm professores muito capacitados e que passam por problemas semelhantes aos nossos.”

Bárbara destaca, ainda, que é importante pensar sempre em oferecer destinos diferentes, para possibilitar que os alunos conheçam outra cultura e criem uma perspectiva mais ampla da dinâmica do mundo. As instituições da Índia e da Turquia, além de enviarem alunos, também receberão estudantes da UFJF. A Universidade de Altinbas disponibilizará duas bolsas no valor de US$ 800 por mês para os intercambistas com destino à Turquia.

Global July

Entre as diversas atividades desenvolvidas pela DRI, um dos destaques é o Global July.  O evento disponibiliza, durante o mês de julho, cursos ministrados em idiomas estrangeiros na UFJF. Além dos professores da própria instituição, docentes de outros países também são convidados para dar aulas em outra língua. Neste ano, foram oferecidos cerca de 40 cursos e foram recebidos professores de seis países: Estados Unidos; França; Uruguai; África do Sul; Colômbia; e Canadá, que ministraram cursos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Bárbara garante que o programa Global July é um sucesso entre os parceiros e lembra, ainda, que a presença da UFJF na Conferência em Genebra facilita o contato com professores de outras instituições para oferecerem cursos na próxima edição. “As pessoas sempre perguntam muito sobre Global July e, a cada ano, o programa se estrutura melhor.  Eu acredito que a próxima edição vai ser ainda melhor e maior.”

Outras informações: (32) 2102-3389 (DRI-UFJF)