O objetivo do Fórum é discutir a política de internacionalização da Universidade (Foto: Iago de Medeiros)

A presença da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no exterior foi o foco de discussão no encontro do Fórum de Internacionalização nesta segunda-feira, 13. Os docentes que compõem o grupo foram apresentados ao Plano Institucional de Internacionalização, aprovado pelo Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP) em maio.

O objetivo do Fórum é discutir a política de internacionalização da Universidade, ouvindo as experiências dos institutos e divulgando as ações realizadas pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). As reuniões devem discutir as atitudes necessárias para cumprir as metas estabelecidas pelo Plano de Internacionalização.

Estreitamento de laços
A diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, afirmou que todas as ações que precisam de recurso financeiro para serem desenvolvidas já foram aprovadas pelo Conselho Superior (Consu). Algumas das propostas são a elaboração de uma resolução que regulamenta o processo de cotutela para Pós-graduação na UFJF, a informatização dos processos, a ampliação do número de alunos estrangeiros recebidos pela Universidade e a criação de uma equipe de tradução na DRI.

A UFJF pretende, ainda, fortalecer a parceria com instituições estrangeiras. Bárbara ressalta que a Universidade possui mais de 80 parcerias ativas e orienta que os professores confiram a lista de instituições parceiras para identificarem possíveis interesses. A diretora destacou a necessidade de atualizar o material de divulgação institucional no exterior, elaborando o catálogo de disciplinas regulares de graduação e pós-graduação ofertadas em inglês.

Aberto a docentes
Os docentes também tiveram espaço para fazer sugestões e apresentar suas demandas. “Precisamos chegar nas unidades, não adianta a Reitoria fazer o trabalho centralizada. Uma gestão precisa ser democrática, é preciso fazer esse processo de discussão dos nossos projetos com quem está vivenciando a realidade das unidades”, pontuou Bárbara.

Cada unidade acadêmica pode indicar de um a cinco docentes para representação no Fórum e ainda há vagas disponíveis, que devem ser verificadas junto à Direção de cada faculdade. As reuniões acontecem bimestralmente e a próxima será no dia 22 de outubro.

incoming.sri@ufjf.edu.br
(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais