(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Reitor Marcus David ressaltou como o evento é importante para a criação de novas possibilidades de parcerias para a UFJF (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Teve início nesta segunda-feira, 16, na UFJF o programa “Global July”. A solenidade de abertura realizada no Centro de Ciências contou com a presença do reitor Marcus David e dos diretores de Relações Internacionais das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de Alagoas (Ufal), Bárbara Daibert e Aruã Lima, respectivamente.

Com o objetivo de promover aos alunos a experiência de internacionalização na instituição e a divulgação da UFJF no exterior, serão ministrados até o dia 10 de agosto mais de 30 cursos em diferentes línguas para mais de 800 alunos inscritos, sendo eles estudantes, professores e funcionários da Instituição, além de alunos de universidades estrangeiras parceiras.

Durante a cerimônia, o reitor Marcus David ressaltou “os esforços da UFJF, a partir da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), para a concretização do evento e como a sua realização é importante para a criação de possibilidades de trocas entre a Universidade e instituições estrangeiras”.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, pontuou ainda sobre o aspecto da aproximação com outras culturas. “Lidamos com as dificuldades de se viver em um país que se fala português e que se encontra distante de outras culturas, mesmo estando próximo de tantos outros países. Dessa forma, eventos como esses são importantes para encurtar relações e auxiliar no desenvolvimento de uma cultura universitária”, disse.

Coordenado pela DRI, o evento contará com a participação de professores da UFJF e dez convidados dos Estados Unidos; França; Uruguai; África do Sul; Colômbia; e Canadá, que ministrarão cursos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Dentro desses moldes, o programa visa atrair estudantes e professores estrangeiros, além de possibilitar novas parcerias.

Cultura sem Fronteiras
Na última semana do Global July, está prevista a realização do Cultura sem Fronteiras, no qual serão apresentadas todas as iniciativas de ensino de língua na Universidade, como o projeto de extensão Boa Vizinhança; o Projeto de Universalização de Língua (PU); o Terceira Idade; e o Idioma sem Fronteiras. O fechamento do evento será com um representante do Núcleo Gestor do Idioma sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC).

A edição 2018 do programa, lançado ano passado pela DRI conta com a parceria das pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e de Graduação (Prograd) da UFJF.

Outras informações
(32) 2102-6929 (Diretoria de Relações Internacionais)