Inscrição abre na próxima segunda-feira, dia 10 (Imagem: Pixabay)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, nesta sexta-feira, dia 7, o edital com abertura do processo seletivo para o preenchimento de cinco vagas destinadas ao Programa de Mobilidade Internacional Docente (Promid 2019), em colaboração com a Temple University, da Philadelphia, nos Estados Unidos (EUA).

O Promid tem por objetivo fomentar a internacionalização do currículo da UFJF por meio do programa “Academic English Immersion Program”, da Temple University. Serão selecionados cinco professores para receberem bolsa no valor de U$ 5 mil.

“Este edital faz parte de nosso projeto de internacionalização, que teve seu início antes mesmo do envio do Programa Institucional de Internacionalização à Capes (Capes Print). No nosso diagnóstico institucional, percebemos a existência dessa lacuna, ou seja, a baixa oferta de disciplinas em língua inglesa. Essa oferta é vital para a internacionalização da UFJF porque possibilita a entrada de alunos estrangeiros para pequenos ou grandes instâncias de investigação”, afirma a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade, Mônica Ribeiro de Oliveira.

As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio da aba “Eventos”, no Siga, e serão recebidas a partir da próxima segunda-feira, 10, até às 23h59 do dia 13 de janeiro de 2019. O candidato deverá anexar, no formulário de inscrição, os documentos em PDF exigidos no edital.

Para se inscrever, é preciso ser professor doutor efetivo da Universidade, atuando em cursos de graduação ou pós-graduação presenciais. Também é necessário ter o nível mínimo B1 de proficiência em língua inglesa no Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), no momento da inscrição.

Para ter condições de cursar período de intercâmbio no exterior no âmbito do Programa, é exigido passaporte válido e apto a viagem (validade mínima de seis meses após a data da viagem); além de visto válido (B1/B2) para os Estados Unidos.

O gerente de Relações Internacionais da DRI, Hugo Rocha, explica que os professores terão aulas de gramática e também de inglês acadêmico, e participarão de encontros com estudantes e com outros docentes, para discutir questões relacionadas à língua inglesa. “A contrapartida para os professores contemplados é que eles terão de oferecer uma disciplina em língua inglesa no Global July 2020 e, pelo menos, três disciplinas regulares na UFJF, tanto para brasileiros, quanto para estrangeiros, com o objetivo de promover a internacionalização do nosso currículo.”

O Promid terá duração de oito semanas, podendo ser cursado, a critério do selecionado, em uma das seguintes datas: de 4 de março a 27 de abril; de 29 de abril a 21 de junho; de 24 de junho a 16 de agosto; de 26 de agosto a 18 de outubro; ou de 21 de outubro a 13 de dezembro de 2019.

Mônica ressalta que a ausência de disciplinas ministradas em inglês é um problema enfrentado por todas as universidades brasileiras. “Portanto, estamos criando uma política altamente estratégica ao possibilitar que nossos docentes já bilíngues façam treinamento de aulas em inglês e, no seu retorno, tenham como contrapartida o oferecimento de disciplinas neste idioma.”

Os detalhes sobre o processo seletivo e os critérios de seleção podem ser conferidos no edital. O resultado final com a relação dos aprovados será divulgado no dia 17 de janeiro de 2019, na página da DRI.

Confira o edital do Programa de Mobilidade Internacional Docente (Promid 2019)

Outras informações: (32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais)

promid@ufjf.edu.br