O curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado foi divulgado nessa quarta-feira, 5, pela instituição por meio da Avaliação de Propostas de Cursos novos nas modalidades acadêmica e profissional para calendários de 2017 e 2018. Com a conquista do conceito 4 na Capes, em 2013, o Programa pôde começar a trabalhar em uma proposta para a criação do curso de doutorado. Para isso, nos últimos quatro anos, uma comissão formada por professores de pós-graduação reuniu-se para desenvolver o projeto.

A iniciativa de formar a comissão deu-se durante a gestão da ex-Diretora da Faculdade de Serviço Social, Cristina Bezerra. A professora afirma que o projeto de criação do doutorado para a Faculdade de Serviço Social já estava em pauta há três gestões. “Ainda não tínhamos conseguido as melhores condições para poder elaborar o projeto. Precisávamos consolidar alguns aspectos no processo da pós-graduação na faculdade, que fomos construindo ao longo de 10 anos”, acrescenta. Em 2014, no início da gestão de Cristina, a comissão de elaboração do projeto foi formada, sob coordenação da professora Claudia Monica dos Santos.

Segundo a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira, internamente, a proposta passou por diversas etapas até ser enviada para a Capes. “Apoiamos o processo de amadurecimento da proposta e oferecemos todo suporte necessário. Temos uma câmara de pós-graduação dentro da reitoria que deu toda assistência, lendo o projeto, fazendo sugestões de aperfeiçoamento. Então, o projeto passou pelo colegiado, pela Pró-reitoria e pelo Conselho Setorial Pós-Graduação e Pesquisa, com êxito, e foi enviado e aprovado pela Capes.” Mônica também destaca a importância de ter programas de pós-graduação completos – com mestrado e doutorado – na UFJF. Além de aumentar o nível de excelência da Universidade, a instituição passa a poder cumprir com todas as etapas necessárias para um processo formativo completo dos alunos na área do Serviço Social.

A diretora da Faculdade de Serviço Social, Alexandra Eiras, informa que a notícia da aprovação do doutorado foi recebida com entusiasmo na unidade. “Essa proposta é resultado do trabalho coletivo e do afinco de um grupo de professores que assumiu e esteve à frente dessa tarefa. Estamos cientes da responsabilidade de implementar o doutorado em um contexto difícil para as universidades públicas, face aos ataques políticos e às restrições orçamentárias para a educação superior e para a pesquisa. Contudo, temos a expectativa que nosso doutorado contribuirá para a produção na área de Serviço Social, em especial, no estado de Minas Gerais.”

De acordo com a vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Marina Barbosa, a aprovação do doutorado fortalece o papel social e democrático da UFJF. “Este é um momento muito importante para Faculdade de Serviço Social, porque a aprovação do projeto de doutorado confirma o compromisso com a educação pública e com o papel social que a nossa faculdade vem cumprindo na região. Seremos o único doutorado em Serviço Social público do estado de Minas Gerais”, destaca Marina. “Essa formulação já foi aprovada pela Capes, agora a nossa expectativa é que o projeto seja aprovado e homologado pelo Ministério da Educação, para que possamos proceder às inscrições e iniciar o ano de 2019 com a primeira turma do doutorado”, finaliza.