A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia, nesta terça, 8, a entrega dos notebooks que servirão de apoio aos estudantes de graduação. A iniciativa da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) visa dar suporte aos estudantes atualmente matriculados no ensino remoto emergencial (ERE), em função da pandemia de Covid-19. 

A entrega dos equipamentos se dará em dois horários: das 8h às 11h e das 13h às 16h. Nesta terça, 8, os estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII recebem os computadores na unidade; na quarta, 9, é a vez de os alunos do campus avançado de Governador Valadares receberem os notebooks; na quinta, 10, e na sexta, 11, serão entregues as máquinas destinadas aos alunos do campus-sede, na Central de Atendimento (CAT). 

Os estudantes contemplados são bolsistas da Proae e foram escolhidos de acordo com critérios estabelecidos em edital. A Universidade enviará e-mail para os alunos selecionados, que deverão realizar agendamento prévio para a retirada dos equipamentos. 

As máquinas serão doadas em regime de empréstimo, que durará até o término do ensino remoto emergencial na Instituição. “Essa é mais uma iniciativa da Universidade, no sentido de criar condições para que os alunos assistidos pela Assistência Estudantil tenham condições de realizar os estudos no ensino remoto. Com isso, a gente garante o acesso ao ensino e, também, a permanência desse estudante na UFJF”, afirma a pró-reitora de Assistência Estudantil da UFJF, Cristina Bezerra. 

Para o pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Caon Amorim, a entrega dos equipamentos representa um passo a mais nas políticas de inclusão que a Universidade vem desenvolvendo nos últimos anos. “Promover a inclusão digital de seus estudantes, independentemente do ensino remoto emergencial, é uma estratégia muito importante para que nós tenhamos maior possibilidade de oferecer ensino de qualidade. A Universidade, mais uma vez, acerta em disponibilizar equipamentos que, para além do acesso aos conteúdos específicos fornecidos pelos seus cursos, também são porta de entrada para pesquisa em diferentes contextos, envolvendo bolsas de iniciação científica, monitoria, treinamento profissional, trabalhos desenvolvidos na extensão, na iniciação tecnológica”, argumenta.

Os equipamentos são Chromebooks, da marca Samsung, com tela 11.6″, 32 GB de armazenamento, 4 GB de memória, processador Intel Celeron N4000 e sistema operacional Google Chrome OS. Todas as máquinas são novas e encontram-se na garantia; porém, se apresentarem problemas, o estudante precisará entrar em contato com a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade, para que a garantia do produto seja acionada. Ao receber o equipamento, o aluno deverá assinar um termo de responsabilidade perante o equipamento.

Mais informações: Pró-reitoria de Assistência Estudantil