A Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu mudanças em seu corpo de gestão. As alterações foram anunciadas pelo reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, na reunião do Conselho Superior (Consu) da última sexta-feira, dia 30 de outubro. Os servidores foram nomeados para os novos cargos por meio da Portaria SEI n° 1.239/2020, publicada nesta quinta-feira, 5 de novembro, no Diário Oficial da União.

Prograd

Cassiano Caon Amorim, novo pró-reitor de Graduação (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Cassiano Caon Amorim, novo pró-reitor de Graduação (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O professor da Faculdade de Educação, Cassiano Caon Amorim, assume a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que era ocupada pela professora da Faculdade de Enfermagem, Maria Carmen de Mello. Ele deixa o cargo de pró-reitor adjunto da mesma pasta, que passa a ser ocupado pela professora da Faculdade de Enfermagem, Beatriz Francisco Farah, que será pró-reitora adjunta de Graduação.

Segundo o novo titular da Prograd, a expectativa é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual gestão da Reitoria. “Defendendo a democratização do acesso ao Ensino Superior público de qualidade, inclusivo e também trabalhando para a permanência dos estudantes e a conclusão dos cursos de graduação com qualidade socialmente referenciados.”

Proae

Cristina Bezerra assume Proae (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Cristina Bezerra assume Proae (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A professora da Faculdade de Serviço Social, Cristina Bezerra, deixa a Ouvidoria Especializada e assume a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), no lugar do professor da Faculdade de Fisioterapia, Marcos Souza Freitas. De acordo com a nova pró-reitora, o objetivo para os próximos anos é dar continuidade à política de assistência estudantil adotada pela atual gestão. 

“Temos uma sensibilidade muito grande por parte da Administração Central sobre a questão da permanência dos estudantes. Então, os próximos anos são de muitos desafios, no sentido de garantir a continuidade dessa política, de consolidá-la e de ampliá-la na medida do possível mas, principalmente, de deixar na Proae a marca da assistência estudantil como direito e não como uma espécie de favor ou ajuda que a Universidade possa dar aos estudantes.” 

Progepe

Renata de Oliveira vai liderar a Progepe (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Renata de Oliveira vai liderar a Progepe (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A técnica-administrativa em Educação, Renata de Oliveira, que atuava na Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar e no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Cossbe/Siass), assume a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). Ela fica no lugar de sua colega, Kátia Maria Castro.

A nova titular da Progepe pretende realizar uma gestão compartilhada, construída sobre decisões conjuntas, com diálogo e participação ativa. “Avalio que, desta forma, os servidores sintam-se partícipes dos processos de decisão. Pretendo dar continuidade ao trabalho de inclusão dos diferentes processos referentes à gestão de pessoas no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no sentido de agilizar o trâmite destes. O estímulo à capacitação, através de identificação de demandas específicas para o aprimoramento da atuação técnica, é outra frente de trabalho importante. Apoio e acolhimento são medidas que pretendemos adotar nos diferentes processos de trabalho realizados na UFJF”, pondera Renata. 

Secretaria Geral

Jorge Felz fica com a Secretaria Geral (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Jorge Felz fica com a Secretaria Geral (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O ex-diretor da Faculdade de Comunicação, Jorge Felz, passa a ser o novo secretário-geral da Universidade. Ele substitui o professor da Faculdade de Serviço Social, Rodrigo de Souza Filho. O novo titular da pasta ressalta a centralidade do trabalho desenvolvido pelo órgão e salienta o desempenho do antecessor. 

“A Secretaria Geral tem a importância de facilitar, ajudar, agregar as discussões no desenvolvimento das ações da Universidade; de auxiliar o reitor e a vice-reitora no trabalho cotidiano de administração, nas mais diferentes questões; de organizar todos os processos que necessariamente precisam de uma aprovação do Conselho Superior. O maior desafio é manter o mesmo ritmo de trabalho implantado pelo professor Rodrigo.”

Escolha dos nomes

O reitor Marcus David explica que os novos nomes foram escolhidos em consonância com a metodologia de trabalho adotada no novo mandato, que iniciou-se em abril deste ano. “Quando ocorreu a confirmação para o segundo mandato, a Administração Superior começou a enfrentar a crise causada pela pandemia de Covid-19. Juntamente com a vice-reitora Girlene Alves, solicitei que a equipe continuasse, tendo em vista a necessidade do momento. No entanto, após o debate que definiu a instauração do Ensino Remoto Emergencial, senti que seria necessário redefinir a equipe”, argumenta.

Na última reunião do Consu, o reitor também anunciou que haverá mudança na direção do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, atualmente liderado pelo professor José Paulo de Abrahim Abdalla. O novo ocupante do cargo ainda será anunciado.