(Foto: Géssica Leine)

Para Juliana Athouguia Pimentel, ensino feito a partir de experiências e investigações tende a ser mais consolidado  (Foto: Géssica Leine)

A mestranda Juliana Athouguia Pimentel, do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), defendeu, nesta segunda, 15, a dissertação “Mosaicos no Plano”. A pesquisa busca  interpretar a planificação de uma superfície através de polígonos regulares tendo algumas restrições em sua formação.

A escolha do tema, segundo Pimentel, foi inspirada depois de uma leitura do artigo “Mosaicos do Plano” em uma revista direcionada a professores de matemática. “O tema foi escolhido por eu gostar muito de geometria e mosaicos. Também gostaria que o tema fosse algo que pudesse ser desenvolvido em sala, com os alunos participando. Acredito que o ensino feito a partir de experiências e investigações seja mais consolidado”, explica.

A dissertação foi desenvolvida por meio de um trabalho de campo, realizado de março a maio deste ano, com um grupo de 15 alunos do Ensino Médio. A metodologia do livro “Grupos e Simetria”, de David Farmer, foi usada para chegar à conclusão do estudo. “Os alunos fizeram uso do GeoGebra, um programa que ajudou na construção dos mosaicos, e os levou a conhecer tanto o programa, como as soluções que nos serviam, pois nem todas as construções estavam de acordo com os critérios impostos no artigo.”

Para a orientador do estudo, Luís Fernando Crocco Afonso, a pesquisa destaca a possibilidade de se estudar conteúdos matemáticos em um método diferente daquele simplesmente expositivo. “O método proposto pelo trabalho gera uma autonomia aos alunos. E desta autonomia e dos resultados conseguidos obtém-se o prazer em se desenvolver os estudos.”