Da esquerda para a direita: o chefe do Departamento de Anatomia, André de Oliveira; o diretor do ICB, Lyderson Viccini; o empossado, Jorge Medeiros Junior; o vice reitor, Telmo Ronzani; a reitora, Girlene Alves; a empossada Letícia Guimarães; a chefe do Departamento da Clínica Odontológica, Anamaria Leite; e o diretor da Faculdade de Odontologia, Márcio Campos (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) empossou nesta terça-feira, 24, dois novos professores. Os docentes Jorge Luiz Medeiros Junior e Letícia Drummond de Abreu Guimarães foram locados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e na Faculdade de Odontologia, respectivamente. A cerimônia de posse é a primeira realizada pela atual gestão.

Confira as fotos da posse dos servidores.

Os novos docentes foram recebidos pela reitora da UFJF, Girlene Alves, que deu as boas-vindas aos novos servidores e expressou sua gratidão por terem optado por trabalhar na UFJF. Além disso, destacou os desafios enfrentados pelos educadores no Brasil. “Neste contexto, é crucial que encontremos maneiras de preservar o serviço público. Vocês agora fazem parte de uma grande universidade. Estamos comprometidos em enfrentar desafios em todas as áreas. Parabenizamos vocês por nos escolherem. Esperamos que, como servidores públicos, possam atender às expectativas da sociedade.”

Medeiros vê na UFJF o lugar ideal para concretizar seu sonho de se tornar professor de anatomia. (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A pró-reitora da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Isabela Veiga, também deu as boas vindas aos novos docentes. “Parabenizo vocês dois pela conquista e pela escolha que vocês fizeram. Foram duas escolhas importantes que vocês fizeram: que é a do serviço público e também a de dedicação ao ensino. O trabalho de vocês é transformador.”

A cerimônia de posse contou também com a presença do vice-reitor, Telmo Ronzani, do presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Leonardo Andrada, o diretor da Faculdade de Odontologia, Márcio Campos, a chefe de Departamento da Clínica Odontológica, Anamaria Leite, o diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Lyderson Viccini e o chefe do Departamento de Anatomia, André de Oliveira.

Jornada até a UFJF

Natural do Rio de Janeiro, Medeiros nunca enxergou outra vocação além de ser professor de anatomia. Para ele, sempre foi uma meta lecionar em uma universidade federal de qualidade. O docente possui mestrado em Ciências pela Pós-graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas (UERJ) e doutorado pelo programa de Biologia Humana e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com foco principal em anatomia humana.

Letícia, graduada em Odontologia pela UFJF, agora assume o papel de docente na mesma instituição onde se formou (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Ele relata que sua trajetória até a UFJF foi marcada por trabalho árduo, envolvendo pesquisa e cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado, visando aprimorar e qualificar a carreira profissional. Para ele, ser empossado na UFJF, é uma coroação. “Na minha perspectiva, a Universidade não pode ter muros. O programa de extensão, pesquisa e a própria graduação deve ser a oportunidade de trazer a comunidade para dentro da UFJF. Estou muito entusiasmado para realizar projetos extensionistas. Além disso, pretendo trabalhar em projetos de pesquisa e orientar alunos de iniciação científica.”

Para a também professora empossada na cerimônia desta terça-feira, Letícia Drumond, essa nova etapa será marcada pelo compartilhamento de todo o aprendizado durante a trajetória acadêmica para seus futuros alunos. A docente é formada em Odontologia pela UFJF, mestre em Ciências Odontológicas com ênfase em Patologia bucal e Maxilofacial e Pacientes especiais pela Universidade de São Paulo (USP), e doutora em Ciências Odontológicas na área de concentração Patologia Bucal e Maxilofacial e Pacientes especiais, também pela USP.

Retornar à UFJF, agora como docente, é uma satisfação para Letícia, que relata o valor da UFJF para a sua vida. “A UFJF representa a busca por um sonho conquistado. Saímos daqui com planos bem definidos para o futuro.”