O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta edições do MusicaMamm e do CineMamm, respectivamente, nesta quinta, 9, e na sexta-feira, 10. O MusicaMamm recebe mais uma edição do “Concertos na UFJF”. E no CineMamm, será exibido o documentário “Morcego Negro”, uma biografia de Paulo César Farias, o PC Farias (1945-1996), tesoureiro da campanha de Fernando Collor de Mello à Presidência da República, em 1989.  No primeiro dia, a apresentação musical ocorre às 19h, enquanto no segundo dia, a exibição do documentário será às 17h. A entrada para ambas  atividades é gratuita.

Concertos na UFJF

A quarta apresentação do “Concertos na UFJF” contará com performance dos músicos Alice Werneck, Anna Lamha, Dipper, Júlia Nogueira, Laura Sahb, Raphaella Maria Alves, Suzany Pinheiro e Renatinho da Lapa. A atividade é organizada pelo professor do Departamento de Música da UFJF, Fernando Vago, e pelo aluno do curso de Licenciatura em Música, Leonardo Gavinho. No repertório, artistas como Bach, Luiz Bonfá, Milton Nascimento, e Pixinguinha, além de composições autorais. 

Segundo Fernando Vago, intenção com o “Concertos na UFJF” é formar plateia para eventos do tipo em Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Sobre o repertório da apresentação, o professor Fernando Vago destaca que as obras escolhidas são estudadas pelos músicos no âmbito de suas formações nos cursos de Extensão, Bacharelado e Licenciatura em Música da UFJF. “Mas sempre há flexibilidade na escolha, a fim de contemplar diversos estilos musicais e de aproximar o repertório das vivências musicais do público presente, visto que um dos objetivos do projeto é a formação de plateia para concertos no município de Juiz de Fora e fomentar atividades musicais na UFJF”, destaca. 

Documentário sobre PC Farias 

Já o documentário “Morcego Negro”, dirigido por Chaim Litewski e o juizforano Cleisson Vidal, será exibido nesta sexta-feira, 10, às 17h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), como parte do projeto CineMamm. O filme é resultado de dez anos de pesquisa e produção, com entrevistas e documentos governamentais inéditos sobre PC Farias. A exibição terá entrada gratuita e contará com a presença do diretor Cleisson Vidal. 

Cartaz do documentário (Foto: Divulgação/Terra Firme Produtora)

Inspirado no livro “Morcegos Negros: PC Farias, Collor, Máfias e a história”, do jornalista Lucas Figueiredo, o documentário é uma cinebiografia de Farias e relata a trajetória desse personagem diretamente envolvido nos acontecimentos que levaram à abertura do processo de impeachment de Collor, o primeiro presidente civil eleito pelo voto popular após 21 anos de Ditadura Militar no Brasil. 

Acusado de corrupção durante o governo Collor, PC respondia por vários processos em liberdade condicional. Ele foi condenado por sonegação de impostos, falsidade ideológica e enriquecimento ilícito. Em 1996, PC foi encontrado morto ao lado da namorada, Suzana Marcolino. Ambos foram baleados no peito. 

Segundo Cleisson Vidal, o filme aborda as relações de poder no Brasil a partir da biografia de PC Farias. “A pesquisa teve a pretensão de esgotar o tema. Nem tudo cabe em um filme, mas fomos fundo em busca de respostas”, afirma o diretor. 

Na avaliação de Chaim Litewski, “o documentário aborda um período importantíssimo da recente história do Brasil: o fim do regime de exceção e o começo da democracia plena no país”, reflete. O documentário de longa-metragem estreou no Festival É Tudo Verdade em 2023, quando recebeu Menção Honrosa.

Os diretores do documentário, Cleisson Vidal (esquerda) e Chaim Litewski (direita) (Foto: Divulgação/Terra Firme Produtora)

Após a exibição do filme no Mamm, será realizado debate com mediação do doutorando em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL), Carlos Eduardo Couto. O documentário será apresentado por meio de parceria com o projeto de extensão Cineclube Movimento, coordenado pela professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do Instituto de Artes e Design (IAD), Alessandra Brum. 

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant, 790, Centro, Juiz de Fora. 

Outras informações: 

(32) 2102-3583 – Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

producao.mamm@ufjf.br