Diretor do Cine-Theatro Central (à esquerda), Cacáudio, e pró-reitor de Cultura (à direita), Marcus Medeiros, na comemoração de 95 anos do Central (Foto: Cadija Costa/UFJF)

O Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está promovendo o projeto especial Central Convida, que possibilita o acesso gratuito a determinado número de ingressos de eventos culturais apresentados no teatro, realizados pela Universidade ou por meio de parcerias. A iniciativa é voltada a escolas públicas, instituições culturais e organizações não governamentais (ONGs). A intenção é ampliar o acesso de diferentes públicos ao teatro, tornando-o ainda mais democrático. 

O cadastro para integrar o programa deve ser feito previamente por meio de um formulário. O projeto está em fase de levantamento das instituições que se encaixam na proposta. A previsão é que a ação  entre em atividade a partir das próximas semanas, franqueando quotas de entrada livre a espetáculos de teatro, dança, música e literatura que se encaixem na descrição do projeto.

Experiências semelhantes aconteceram em ocasiões como as em que pessoas em situação de rua participaram de visita guiada ao prédio do teatro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a convite da Prefeitura, e no show de João Cavalcanti em comemoração aos 95 anos do Central, em abril, quando pessoas abrigadas no Centro Pop, de Juiz de Fora, assistiram à apresentação.

A ideia foi abraçada pelo diretor do Cine-Theatro Central, Luiz Cláudio Ribeiro, o Cacáudio, que ressalta a importância de os espaços públicos estarem acessíveis a todos os públicos, por se tratar de uma forma de a população se sentir parte integrante desses locais. “As parcerias são fundamentais para a efetivação de projetos como o Central Convida, pois trazem este potencial de desenvolvimento de um relevante e necessário sentimento de pertencimento em toda a população, especialmente por quem tem menor poder aquisitivo ou que passa por um momento de vulnerabilidade social”, conclui. 

Outras informações: 

Cine-Theatro Central  (32) 2102-6330

Pró-reitoria de Cultura (Procult) 2102-3965