Reunindo uma coleção de análises artísticas, os pesquisadores Renata Oliveira Caetano e Tálisson Melo propõem uma reflexão sobre o papel da arte na existência humana, partindo da premissa de que “muito da produção que nos interessa acontece no cotidiano dos artistas”. Tudo isso está disponível no e-book gratuito “Só vida: arte, história e intermídia”, publicado pela Editora UFJF.

Capa do livro

De acordo com Caetano e Melo, o livro convida os leitores a repensarem a arte como um elemento intrínseco à experiência do ser humano, reconhecendo-a como um processo vivo e dinâmico. Além disso, os autores exploram as já conhecidas pontes entre arte e questões políticas, econômicas e sociais.

“Quando articulamos um pensamento historiográfico ao redor de práticas artísticas intermídia, nos deparamos com diversos caminhos e desdobramentos das trajetórias de vida e produção poética de artistas”, colocam os organizadores.

O renomado crítico de arte Nicolas Bourriaud, citado por Caetano e Melo, argumenta que “o artista moderno mostra que criar não significa fabricar objetos, mas sim fazer avançar uma obra, mesclando produção e produto em um mesmo dispositivo de existência”. Essa ideia permeia todo o livro, se impondo à noção convencional de arte como um produto finalizado.

Outro ponto importante para a obra é a abordagem dos autores sobre a intermídia, uma área que abrange a interação entre diferentes meios artísticos. Ao longo das páginas, é destacado como artistas contemporâneos exploram tanto a escrita quanto a imagem em um nível expressivo semelhante, criando, assim, uma visualidade única.

Acesse para leitura ou download o livro “Só vida: arte, história e intermídia” clicando aqui.

Sobre os organizadores

(Arte: Editora UFJF)

Doutora em Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Renata Caetano é especialista na relação entre desenho e escrita em manuscritos de artistas. Sua pesquisa abrange arte moderna e contemporânea, desenho e arte educação. Atualmente, é professora de Artes Visuais no Colégio de Aplicação João XXIII e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de integrar a International Society for Education Through Art e o Comitê Brasileiro de História da Arte.

Tálisson Melo é um pesquisador interdisciplinar que, no momento, é pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). Seu trabalho engloba as interseções entre linguagens artísticas, história, sociologia e antropologia, com foco em arte contemporânea, curadoria e estudos culturais. Atuou como pesquisador visitante na Yale University e é membro da Academia de Curadoria da Universidade de Brasília e do Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura.