Fechar menu lateral

Jardim Botânico reabre nesta 4ª com visita escolar e sedia evento no domingo

Jardim contribui para a lista de atrativos da cidade (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Jardim volta a funcionar às 8h desta quarta, 5, e recebe evento no próximo domingo, 9 (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Um dos espaços verdes que vêm despertando a curiosidade, em Juiz de Fora, o Jardim Botânico da UFJF reabre as portas às 8h desta quarta, 5 – Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

O atrativo, localizado em meio à Mata do Krambeck, volta a funcionar com uma série de atividades: receberá dois grupos escolares e visitantes espontâneos, participará de evento sobre o dia internacional, no Parque Halfeld, e se prepara para sediar, no próximo domingo, 9, sete atividades da “Manhã Ambiental”, como yoga e contação de histórias.

 

Ainda está produzindo, para as próximas semanas, um painel sobre o “Causo da Onça”, que contará em uma linha do tempo a passagem do felino pelo Jardim, desde a primeira vez em que foi filmado até a sua reintrodução.  

O espaço receberá nesta quarta dois grupos escolares. Das 8h às 11h atenderá estudantes do oitavo ano do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, do Bairro São Pedro. À tarde, das 13h às 16h, será a vez de alunos da Escola Cultura Viva, de Santa Terezinha. A visita faz parte do programa de educação ambiental, que  recebe dois grupos escolares de segunda a sexta. As vagas já estão preenchidas. Novas oportunidades para o segundo semestre serão divulgadas em breve.

 

Ao mesmo tempo, parte da equipe do Jardim estará presente em evento sobre o Dia do Meio Ambiente, no Parque Halfeld, das 9h às 16h, para dar orientações sobre os atrativos do espaço. A ação, organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), reunirá estandes de setores de meio ambiente, com exposições, serviços e informação. O IEF, por exemplo, doará plantas medicinais e aromáticas, cultivadas em seu viveiro.

 

Horário e Manhã Ambiental

jardimbotanico-mariaotaviarezende-ufjf

Refúgio para fauna local e migratória, o local foi escolhido para receber o evento ‘Manhã Ambiental’ (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

O Jardim funciona de terça a sexta e domingo, das 8h às 17h, com entrada de visitantes até 16h. O acesso é gratuito. Podem entrar por vez cem visitantes. Caso o total seja alcançado, é preciso aguardar a saída de um visitante para então poder ingressar. No entanto, neste domingo, com o evento Manhã Ambiental, haverá a expansão desse limite para 200 pessoas, conforme o vice-diretor Breno Moreira.

 

A “Manhã” terá, das 10h às 16h, aula de yoga, oficinas de fotografia e de substituição de plástico, exposição de coleções científicas da fauna, contação de histórias, brincadeiras e gincanas.

 

O objetivo é discutir e promover a conscientização ambiental de forma leve e descontraída, como forma de marcar o Dia do Meio Ambiente. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição. O evento é organizado pelo Instituto Aqualie com o Departamento de Zoologia da UFJF em parceria com mais instituições da área.

 

“O Jardim é muito importante nesse processo de conscientização sobre a natureza. Vimos a possibilidade de aliar esse processo à exploração de um novo espaço inserido nessas questões. Além disso, com o aparecimento da onça, percebemos uma grande sensibilização do público e atração pelo Jardim”, explica uma das coordenadoras da Manhã Laura Cortez.

 

Causo da onça

Onca_pintada_jardim_botanico_ufjf__foto_Pedro_Nobre_UFJF_02052019

Jardim terá um painel na Casa de Educação Ambiental sobre a passagem da onça em Juiz de Fora (Foto: Pedro Nobre/UFJF, em 2.5.19)

A reabertura ocorre após a captura de uma onça-pintada macho, na noite de 12 de maio, quando foi levada para reintrodução e possível reprodução em área florestal mais ampla e mais segura em Minas Gerais, com presença de fêmeas. A espécie é ameaçada de extinção e restam apenas cerca de 280 exemplares na Mata Atlântica.

 

Desde a captura, o espaço passou por limpeza, ajustes de infraestrutura, desmontagem e transporte de armadilhas. “Nesse período, também capacitamos monitores de educação ambiental sobre a passagem do felino no Jardim, para poderem tirar dúvidas dos visitantes”, explica Moreira. 

 

O felino terá, nas próximas semanas, um painel, na Casa de Educação Ambiental, dedicado a contar o “Causo da Onça”, por meio de uma linha do tempo com os principais fatos da passagem do animal por Juiz de Fora.

 

Segurança

jardimbotanicoufjf-fotoalexandredornelasufjf

Como parte da Mata do Krambeck, Jardim apresenta riscos inerentes a um segmento florestal; por isso, é preciso seguir recomendações de segurança (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Conforme o vice-diretor, ao todo, 14 armadilhas fotográficas serão instaladas no Jardim para monitorar a presença de animais silvestres e a realização de pesquisas sobre a fauna local. Parte das câmeras usadas para monitorar a onça permaneceu no local.

 

Para conforto e segurança, a recomendação ao visitar o Jardim é usar calçado apropriado para caminhada, calça, repelente, protetor solar e outros itens de proteção individual.  É preciso ficar atento aonde pisa ou toca. Por estar em meio a uma mata, há animais peçonhentos e outras espécies silvestres. “Recomendamos seguir todas as orientações publicadas em nosso site e também dispostas em placas no Jardim, como também não ir além das áreas marcadas para visitação”, alerta Breno Moreira.


O Jardim Botânico

jardim botanico__ gabriela maciel ufjf

Jardim possui cerca de 500 espécies vegetais, entre raras, nativas e ameaçadas de extinção (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Integrante da Mata do Krambeck, o Jardim possui cerca de 500 espécies vegetais, entre plantas nativas, populações raras ou em extinção, como o pau-brasil e o ipê roxo.

 

São 82,7 hectares de área preservada, equivalentes a 116 campos de futebol, abrangendo a área antes denominada Sítio Malícia, que, por duas vezes, correu o risco de virar, em parte, um condomínio residencial.

 

O Jardim dispões de trilhas; roteiros de visitação; programa de educação ambiental para grupos escolares e educativos; dois lagos com decks; Casa-sede com duas galerias de arte e Laboratório Casa Sustentável – que possui cômodos construídos com materiais, técnicas e conforto diferentes. O Bromeliário e Orquidário e o Centro de Pesquisa estão em implementação.

 

Estudantes da UFJF ficam dispostos, em pontos específicos do Jardim, para dar orientações e informar sobre as espécies. Em visitas escolares, eles acompanham os grupos.

 

Estão ainda sendo estabelecidas as normas e o calendário para agendar aulas, projetos de extensão e de pesquisa, como também ensaios fotográficos e de vídeo.  

 

Localizado na Rua Coronel Almeida Novais, s/n, ao lado de uma igreja batista, no Bairro Santa Terezinha, o Jardim é atendido por duas linhas de ônibus que param próximo à entrada: 111 e 112 – Santa Terezinha/Mundo Novo. Não há estacionamento no Jardim. Há algumas vagas em ruas próximas.

 

 

Serviço

casa_de_educacao_ambiental_jardimbotanicoufjf__foto_Gabriela_Maciel_UFJF

Casa de Educação Ambiental, onde grupos escolares são recebidos (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Horário de funcionamento
De terça a sexta e domingo, das 8h às 17h, com entrada de visitantes até 16h. São permitidos, por vez, até 100 visitantes. Não há limite diário.

 

Endereço
Entrada de visitantes pela Rua Coronel Almeida Novaes s/n, no Bairro Santa Terezinha (ao lado da igreja batista).

 

Recomendações
O Jardim Botânico é um convite à contemplação da natureza. Para uma visita mais segura e harmônica, saiba o que pode e o que não pode no local.

 

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais

Instagram: @jardimbotanicoufjf

Facebook: @jardimbotanicoufjf