Fechar menu lateral

Pesquisador registra novas fotos de onça; e mais profissionais chegam a JF nesta quinta, 2

7__Foto_onca_pintada_jardim_botanico_UFJF__Foto_de_Pedro_Nobre_UFJF__30042019__7980

Onça foi avistada durante trabalho d monitoramento da espécie no Jardim (Foto: Pedro Nobre/UFJF)

Faltam adjetivos para qualificar a onça-pintada, rara e ameaçada de extinção, que voltou a ser registrada no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O professor Pedro Nobre, do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF, fotografou o animal, às 20h35, desta terça, 30, enquanto realizava o monitoramento no local com o professor Artur Andriolo, do Departamento de Zoologia da Universidade.

O acompanhamento é fundamental para apontar as localidades e as rotas utilizadas pelo felino. A partir disso, é elaborado um mapa e outras ferramentas a fim de indicar características físicas e comportamentais e elaborar estratégias de localização.

A equipe continua, nesta quarta, 1º, os trabalhos de acompanhamento do animal. E nesta quinta, 2, ganha reforço com a chegada de dois profissionais do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap).

A vinda dos dois especialistas faz parte da série de ações que visam garantir, em caso de captura, que o animal passe o menor tempo possível no processo de coleta e transporte.

Vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio/MMA), o Cenap é órgão federal de referência no tratamento da espécie. Há ainda as recomendações do Plano Nacional de Ação para Conservação da Onça-pintada. A UFJF já havia recebido um analista do Cenap do dia 26 a 29 de abril.

Orientações

1__versaoA__Foto_onca_pintada_jardim_botanico_UFJF__Foto_de_Pedro_Nobre_UFJF__30042019__7982

Beleza e cuidados: comissão pede que moradores do entorno da Mata do Krambeck fiquem atentos e que evitem as imediações da floresta (Foto: Pedro Nobre/UFJF)

Também nesta quinta, cerca de 30 educadores ambientais do Jardim orientarão pessoalmente, de casa em casa, quem mora nas ruas próximas às duas entradas do local, de visitantes e funcionários. As visitas começarão às 13h.

Residentes poderão tirar dúvidas e receberão orientações sobre segurança, a espécie de onça-pintada e o andamento das ações relacionadas ao caso.

Na última segunda, 29, representantes de associações de moradores do entorno da Mata do Krambeck tiraram dúvidas e receberam recomendações, em reunião, com parte da comissão interinstitucional, criada para o caso.  A visitação e outras atividades, no Jardim, seguem interrompidas.

Emergências e proteção mútua

10_versaoB__Foto_onca_pintada_jardim_botanico_UFJF__Foto_de_Pedro_Nobre_UFJF__30042019__7984

Restam apenas 280 exemplares da espécie na Mata Atlântica (Foto: Pedro Nobre/UFJF)

A comissão está, em atividade constante diariamente, tomando as providências técnicas e legais para garantir a proteção da população e a sobrevivência do animal. E consequentemente da espécie. Restam apenas 280 exemplares, na Mata Atlântica, que cobre parte do país da região Sul à Nordeste.

Há riscos de caça, que é um crime, de atropelamento, ferimentos e acidentes com a onça-pintada, uma vez que ela tem se mostrado habituada à circulação em área urbana.

A comissão solicita a moradores do entorno da Mata do Krambeck que fiquem atentos à presença do animal e que crianças evitem brincar nas imediações da floresta. Em caso de ele ser avistado, podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar de Meio Ambiente (190 e 3228-9050). Um grupo, composto pelas duas corporações e por veterinários, está a postos para situações de emergência.

Atuam na comissão representantes da UFJF, por meio da Pró-reitoria de Extensão, do Jardim Botânico, do Departamento de Zoologia, do Colégio de Aplicação João XXIII e da Diretoria de Imagem Institucional; da Prefeitura de Juiz de Fora, com a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano e a Secretaria de Comunicação Social; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); do Instituto Estadual de Florestas (IEF); da Polícia Militar de Meio Ambiente; do Corpo de Bombeiros e do Campo de Instrução do Exército em Juiz de Fora.

Acompanhe as atualizações, em tempo real, no perfil do Jardim Botânico no Instagram. Para auxiliar nos trabalhos, compartilhe informações oficiais, checadas. Desconfie de vídeos e fotos divulgados sem procedência garantida.

 

Leia mais: 
Comissão avalia alternativas para segurança de moradores e onça-pintada

Novas imagens registradas por equipe apontam sexo de onça no Jardim Botânico

Onça: equipe monta armadilhas fotográficas no Jardim Botânico, e especialistas se reúnem

Onça é avistada no Jardim Botânico, e UFJF fecha área temporariamente