Fechar menu lateral

“Um dos poetas mais impressionantes do mundo”: Edimilson de Almeida Pereira será professor emérito da UFJF.

“Um dos poetas mais impressionantes do mundo”, como definiu Valter Hugo Mãe, agora também é Professor Emérito da UFJF.

Autor de mais de 40 obras e uma das vozes mais potentes da literatura brasileira contemporânea, Edimilson de Almeida Pereira construiu uma trajetória marcada pela valorização da memória, da oralidade e das culturas afro-brasileiras, impactando gerações de leitores, pesquisadores e estudantes.

Em 2025, Edimilson foi agraciado com a Medalha Juscelino Kubitschek. A concessão do Título de Professor Emérito é mais uma homenagem da UFJF para o intelectual que contribui historicamente para a vida acadêmica e cultural do país

A honraria reconhece sua excelência acadêmica e seu legado que ultrapassa os muros da universidade.

Quanto aos títulos acadêmicos, Pereira é graduado em Letras Vernáculas pela UFJF; mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); novamente mestre, desta vez em Ciência da Religião, pela federal juiz-forana; e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Depois de tudo, o professor ainda pós doutorou-se em Literatura Comparada pela Universidade de Zurique, na Suíça.

De acordo com o artigo 39 do Estatuto da UFJF, a outorga do Título de Professor Emérito é uma honraria concedida a professores aposentados que tenham alcançado posição eminente no ensino, na pesquisa ou na extensão. Os homenageados geralmente deixam legados não apenas institucionais, mas também contribuições que transcendem a própria universidade, com impactos significativos na sociedade.

A solenidade para a entrega da honraria será aberta ao público e acontece às 19h desta quinta-feira, 29, no Anfiteatro das Pró-reitorias. Edimilson de Almeida Pereira será o 35º nome a compor a lista de homenageados.