Fechar menu lateral

Estresse Tóxico na Infância: Impactos Biopsicossociais e Estratégias de Enfrentamento em Contextos Educacionais nas Escolas Estaduais Belmiro Braga e Antônio Carlos

A infância representa um período crucial para o desenvolvimento cerebral, sendo suscetível aos efeitos deletérios de Experiências Adversas (ACEs) que podem induzir o estresse tóxico. Este fenômeno impacta negativamente a saúde mental, o bem-estar e o desempenho escolar das crianças. Dados locais de Juiz de Fora evidenciam uma lacuna na formação de educadores para lidar com essa problemática, ressaltando a urgência de intervenções qualificadas.

Os discentes atuarão no planejamento e execução das oficinas, na elaboração de materiais didáticos e na sistematização dos resultados. Desempenharão funções de facilitadores, mediadores de discussões, produtores de conteúdo e analistas de dados, contribuindo ativamente para a formação dos educadores e para a pesquisa. Adicionalmente, colaborarão na elaboração do relatório final e de artigos científicos, sob a orientação do coordenador do projeto.

Processo de Seleção

  • Entrevista
  • Análise histórico acadêmico (enviar por email no dia da inscrição)
  • DATA: 20/07/2026
  • HORÁRIO: 13h e 30 minutos
  • LOCAL: Faculdade de Medicina, sala do departamento de Patologia (1o andar)

Inscrição

  • DATA: 13/07/2026 à 17/07/2026
  • HORÁRIO: até as 24 horas do dia 17/07/2026
  • LOCAL: leticia.moura@ufjf.br

Divulgação do Resultado

  • DATA: 21/07/2026
  • HORÁRIO: 19 horas

Acesse o Edital para mais informações