Fechar menu lateral

Oficina da Letras apresenta comédia de “erros” latina

Como atividade extensionista de encerramento da Oficina de Estudos Linguísticos: Práticas Semióticas na Escola (2025/03), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, o grupo LetrArte, composto por discentes e docentes, apresenta orgulhosamente à comunidade a peça teatral “Igual, mas diferente”, uma adaptação livre da obra Os Menecmos, do comediógrafo romano Plauto, dirigida pelo professor Luiz Fernando Matos Rocha. Aberto e gratuito, o espetáculo será apresentado logo no início deste ano, em duas sessões: nos dias 16 de janeiro, às 19h, e 23 de janeiro, às 17h, no Auditório da FALE, Campus Juiz de Fora. Sintam-se convidadas e convidados!

A trama mergulha no quiprocó gerado pela semelhança física “extrema” entre dois irmãos gêmeos, ambos chamados Menecmo. Separados na infância, eles crescem em lugares diferentes, mas, após longos anos de busca de um deles, acabam finalmente se encontrando. Mas, para isso acontecer, uma engraçada e ininterrupta série de equívocos ocorre quando um passa a ser confundido com o outro, por esposa, amante e serviçais. Entre calcinha roubada, banquete dos deuses e acusação de loucura, a peça explora um humor popular, bem típico das reviravoltas e dos “erros” da comédia latina. De diálogos divertidos e muito dinâmicos, o texto atualiza uma adaptação já feita pelo professor José Dejalma Dezotti (UNESP, Araraquara, 2002) com base em uma comédia escrita há mais de dois mil anos.

Ministrada com frequência pelo professor Luiz Fernando, a oficina extensionista que realiza a montagem da peça busca sempre fazer das práticas semióticas, especialmente teatrais, uma oportunidade para se incrementarem metodologias de ensino/aprendizagem de língua e linguagem voltadas para a formação de futuros docentes. Nela, discentes leem, estudam e produzem compartilhadamente; experimentam a construção de personagens em montagem de peças de teatro; vivenciam corporalmente a dinâmica do espaço cênico; interagem entre si de forma engajada e recíproca nas semioses diversas que compõem o teatro; tudo isso com vistas à aplicação do que se aprende com ele à realidade das salas de aula.

 

Os Menecmos, do comediógrafo romano Plauto, dirigida pelo professor Luiz Fernando Matos Rocha.

Ficha Técnica 

Elenco: 

Prólogos – Luiz Fernando Matos Rocha e Jandira Lopes 

Menecmo I – João Gabriel Pires 

Menecmo II – Filipo Martins e Mauro Pardal 

Erócia – Ana Beatriz Paschoal e Isabella Guimarães 

Esposa – Júlia Gasparetto 

Vassourinha – Júlia Carvalho 

Messênio – Iara Agustoni e Tyler Almeida 

Cilindra – Gabriela Cortez e Lavínia Marcelino 

Sogra – Juliana Carvalho e Lara Matos 

Médico – Lavínia Oliveira 

Décio – Vinícius Viana 

Direção – Luiz Fernando Matos Rocha  

Produção – Luiz Fernando Matos Rocha, João Gabriel Pires, Júlia Corsino, Laura Faria e Vinícius Viana 

Sonoplastia – Luiz Fernando Matos Rocha, João Gabriel Pires, Lara Matos, Maria Luiza Goulart e Vinícius Viana 

Divulgação – Luiz Fernando Matos Rocha, João Gabriel Pires e Vinícius Viana