Artes irmãs, literatura e música andam juntas desde a Antiguidade, quando os poemas e as histórias eram cantados. Separaram-se e se reaproximaram ao longo dos séculos, nas letras das canções sacras ou profanas, eruditas ou populares, nos romances canônicos e nos folhetins, na poesia ilustrada e no cordel popular. Na Literatura, a música é tema de obras de ficção e de pesquisas acadêmicas ou não.
Esta relação será tema da mesa redonda Literatura e Música, que acontece no dia 13 de novembro, às 17 horas, no Auditório da Faculdade de Letras da UFJF (acesso Porão Norte/São Pedro), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Estudos Literários.
Na ocasião, será lançado o livro Sambas da Praça Onze – Quando vem da alma de nossa gente, de Beatriz Coelho Silva (Totó), mestranda do PPG – Letras, Estudos Literários.
Haverá também uma roda com o grupo Hora do Choro, formado por ex-alunos do Conservatório Estadual Dinorah Americano, hoje discentes da Escola de Música da UFJF. A entrada é franca.
Participam do debate:
Prof. Dr. Marcos Vinicios Ferreira de Oliveira, Professor de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFJF. Atua no PPG-Estudos Literários desenvolvendo pesquisas nas áreas da criação literária e da interdisciplinaridade.
Prof. Dra. Chris Fuscaldo. Jornalista. Doutora em Letras PUC-Rio com sanduíches na Universidad Nacional de Rosario e na Brown University). Curadora do museu O Ritmo de Gil e autora de livros sobre Mutantes, Belchior, Clube da Esquina e outros. Criou a editora Garota FM Books, especializada em livros musicais.
Prof. Dr. Rodrigo Barbosa. Professor adjunto da Faculdade de Comunicação da UFJF, autor de dois romances e letrista gravado por Milton Nascimento, Zé Renato e outros cantores. É também o biógrafo do compositor Mamão (Armando Aguiar).
Mestranda Beatriz Coelho Silva (Totó) Jornalista pela UFJF, especialista em História pela Universidade Federal Fluminense e em Divulgação Científica pela Fiocruz. Mestranda no PPG da Faculdade de Letras da UFJF e autora do livro Sambas da Praça Onze – Quando vem da alma de nossa gente.
Sessão de autógrafos do livro Sambas da Praça Onze (R$ 50,00)