Medalha JK – 2023

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será entregue nesta terça-feira, 19, a 28 personalidades reconhecidas pela notável contribuição para o desenvolvimento da Pesquisa, do Ensino e da Extensão. A cerimônia de entrega terá início às 18h, no Anfiteatro do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A solenidade antecede as comemorações do 63º aniversário da UFJF, a ser celebrado em 23 de dezembro.

Criada em 2003 pelo Conselho Superior (Consu), a premiação anual recebe o nome do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), que assinou o decreto para a criação da Universidade, em 1960. Seguindo o exemplo de JK, cuja presidência foi pautada pelo crescimento econômico e pela valorização do interior como espaço de possibilidades, a Medalha JK homenageia personalidades – indicadas pelas unidades acadêmicas da UFJF e por sua Administração Superior – que contribuíram para a construção da Universidade e sua consolidação como vetor de mudanças econômicas e sociais.

A entrega acontece no Mamm nesta terça-feira, 19, a partir das 18h. O museu fica localizado na Rua Benjamin Constant, nº 790.

Pela Faculdade de Letras a agraciada com a Medalha JK será a Profa. Dra. Luciana Teixeira docente do Departamento de Letras.