Revista Ipotesi – Revista de Estudos Literários do PPG Letras traz sua nova edição n.2 de 2023

Este número da IPOTESI  Revista de Estudos Literários, v. 27, n. 2, de jul./dez. 2023, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, surge a partir da colaboração dos pesquisadores Professor Stefano Colangelo (Università di Bologna – Itália) e Professora Cristina Perissinotto (University of Ottawa – Canadá), durante os cursos ministrados entre 2021-2023, no programa de cursos de inverno Global July com foco na internacionalização da UFJF.

O número se debruça sobre os possíveis contatos e diálogos entre as tradições da “popular music” a as suas interseções com as literaturas, as artes figurativas e performáticas, assumindo como ponto de partida, de modo particular, a canção italiana e as diversas tradições da canção nas Américas. Nesse sentido, essa questão remete às experiências de compositores, cantoras e cantores italianos que incorporam em suas letras e em suas composições sugestões e elementos provenientes dos contextos literários e musicais das Américas. O número traz, também, as experiências dos compositores, das compositoras, das cantoras e cantores brasileiros como Caetano Veloso, Chico Buarque e Roberto Carlos entre outros que transitam nessas tradições. Nessa perspectiva, este número contempla estudos sobre as influências da música popular italiana nas Américas e vice-versa, seja a partir dos múltiplos contatos migratórios, seja a partir das relações entre os compositores, intérpretes, letristas e instrumentistas. Por fim, interagindo com as áreas temáticas propostas, também se aprofunda sobre a relação entre canção e literatura, em um plano formal, social e cultural.

Acesse para a leitura completa da revista.