Esta publicação foi realizada originalmente no site de notícias da UFJF.
“Diversos equipamentos culturais vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam da 17ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de setembro. Entre eles, o Centro de Conservação da Memória (Cecom), o Forum da Cultura, o Memorial da República Presidente Itamar Franco, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) e o Arquivo Central da UFJF.
Este ano, o evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Visitas mediadas, exposições, rodas de conversa, palestras, oficinas, ações educativas com visitas escolares, apresentações de dança e poesia e exibição de filmes integram a programação dos espaços, que é totalmente gratuita.
No Mamm, destaca-se a mostra virtual “Legado vivo: expressões dos povos indígenas”, que reúne trabalhos de artistas indígenas de todo o país. De acordo com a responsável pela Divisão de Programação Cultural do Mamm/UFJF, Bárbara Morais, o caminho para a democratização do saber passa pela abertura de espaços para as diversas vozes de grupos sociais se manifestarem. “A oportunidade que a 17ª Primavera dos Museus cria, quando reúne na mesma discussão o acadêmico, o artístico e questões contemporâneas, não pode ser subestimada. Tais iniciativas têm um papel fundamental na construção de uma democracia inclusiva e justa, que respeite e valorize sua memória”, analisa.
A programação do Memorial da República explora o tema proposto com atividades educativas e abertas ao público, a fim de debater sobre a democratização de narrativas e a ocupação de espaços culturais por comunidades historicamente marginalizadas.
Já o Arquivo Central irá expor exemplares avulsos de jornais que registraram a atuação pioneira de profissionais que se preocuparam em discutir as questões relativas à comunidade LGBT+. Essas publicações defenderam direitos e contribuíram para aumentar a visibilidade dessa população junto a um público maior. Os itens a serem expostos integram coleções que foram doadas ao espaço da UFJF.
A Primavera dos Museus tem por objetivo estimular a participação do público nas atividades e programações oferecidas pelos museus, e assim criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas indispensáveis para a sociedade contemporânea. Em alguns dos espaços, a programação não se restringe ao período da Primavera dos Museus, estendendo-se até outubro.”
Confira a programação completa na matéria original (abre em nova janela)
Viu uma publicação que gostou e não sabe onde encontrar? Acesse nossas publicações antigas