Diversos equipamentos culturais vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam da 17ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de setembro. Entre eles, o Centro de Conservação da Memória (Cecom), o Forum da Cultura, o Memorial da República Presidente Itamar Franco, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) e o Arquivo Central da UFJF.

Este ano, o evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem como tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Visitas mediadas, exposições, rodas de conversa, palestras, oficinas, ações educativas com visitas escolares, apresentações de dança e poesia e exibição de filmes integram a programação dos espaços, que é totalmente gratuita.

No Mamm, destaca-se a mostra virtual “Legado vivo: expressões dos povos indígenas”, que reúne trabalhos de artistas indígenas de todo o país. De acordo com a responsável pela Divisão de Programação Cultural do Mamm/UFJF, Bárbara Morais, o caminho para a democratização do saber passa pela abertura de espaços para as diversas vozes de grupos sociais se manifestarem. “A oportunidade que a 17ª Primavera dos Museus cria, quando reúne na mesma discussão o acadêmico, o artístico e questões contemporâneas, não pode ser subestimada. Tais iniciativas têm um papel fundamental na construção de uma democracia inclusiva e justa, que respeite e valorize sua memória”, analisa.

A programação do Memorial da República explora o tema proposto com atividades educativas e abertas ao público, a fim de debater sobre a democratização de narrativas e a ocupação de espaços culturais por comunidades historicamente marginalizadas.

Já o Arquivo Central irá expor exemplares avulsos de jornais que registraram a atuação pioneira de profissionais que se preocuparam em discutir as questões relativas à comunidade LGBT+. Essas publicações defenderam direitos e contribuíram para aumentar a visibilidade dessa população junto a um público maior. Os itens a serem expostos integram coleções que foram doadas ao espaço da UFJF. 

A Primavera dos Museus tem por objetivo estimular a participação do público nas atividades e programações oferecidas pelos museus, e assim criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas indispensáveis para a sociedade contemporânea. Em alguns dos espaços, a programação não se restringe ao período da Primavera dos Museus, estendendo-se até outubro.

Confira a programação completa:

17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS

 

CENTRO DE CONSERVAÇÃO DA MEMÓRIA (Cecom)

O Centro de Conservação da Memória da Universidade Federal de Juiz de Fora realizará uma visita mediada apresentando o espaço, os acervos e as ações que são realizadas no setor.

20/09 – Das 15h às 17h

Local: Avenida Getúlio Vargas, 763, Centro (entrada pela Rua Floriano Peixoto, s/n).

As inscrições para participação serão realizadas entre os dias 13 e 18/09/2023 por meio de um formulário Google que terá o link disponibilizado na bio do perfil do Instagram (@cecom.ufjf).

Limite de 12 pessoas por horário. 1º grupo de visitantes das 15h às 16h e 2º grupo de visitantes das 16h às 17h.

Outras informações: (32) 2102-6339 – Centro de Conservação da Memória

cecomufjf@gmail.com

Página do Cecom no Instagram 

FORUM DA CULTURA

21/09 – Às 18h30

RODA DE CONVERSA: Memória e democracia: diáspora do movimento LGBT+, quilombolas e indígenas em manifestações juiz-foranas

Com Luciane Monteiro, Carolina Bezerra, Maria José Franco Santana, Marcony Coutinho, Jhonny Victor, Túlio Visentin e apresentação do Coral da UFJF

 De 5 a 29 de setembro – Das 10h às 19h

EXPOSIÇÃO no MUSEU DE CULTURA POPULAR

Histórias e Mitos dos Orixás

A exposição propõe uma reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro, como uma forma de lembrar a importância de valorizar toda a riqueza cultural, os costumes e as tradições trazidos pelos ancestrais africanos ao Brasil.

 De 12 a 29 de setembro – Das 10h às 19h

EXPOSIÇÃO na GALERIA DE ARTE

Acrílicas em Papel, da artista Vera Lucia Correa

Com traços marcantes, delicadeza nos detalhes, uma sensibilidade tocante e a dança minuciosa dos pincéis e das espátulas, Vera Lucia traz ao público pinturas que carregam a capacidade de emocionar e fazer transportar até as paisagens representadas.

18/09 – Das 15h às 18h30

OFICINA: Oficina de Canção Popular: Elis Regina contar e cantar o Brasil, por Isabela Morais

A oficina, através de uma abordagem interdisciplinar, trabalhando com os diversos sentidos entre teoria e prática, estabelece pontes entre os estudiosos, seja das ciências sociais seja da música, entre os curiosos e um pouco do muito desse emaranhado contraditório que é o Brasil.

 De 1º a 29/09 – Das 10h às 19h

VISITAS MEDIADAS

A equipe do casarão conduzirá grupos de visitantes pelos seus espaços expositivos abordando a história, os aspectos da arquitetura e das obras de arte.

Para se inscrever na Oficina de Canção Popular basta acessar o link https://bit.ly/cancaopopFC23 e preencher o formulário on-line até o dia 17 de setembro. Para participação na Roda de Conversa também será necessário fazer a inscrição que poderá ser realizada até o dia 20 de setembro, através de formulário on-line disponível no link https://bit.ly/RodaConversaFC23. Os links também estão no site do Forum da Cultura e na bio do Instagram. A presença tanto na oficina de canção popular quanto na roda de conversa confere certificado.

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro. O espaço funciona para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura

Página do Forum da Cultura no Instagram 

MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO

De 19/09 a 23/09

Visitação: Exposição “Cidade Adentro: Memória Fotográfica de Juiz de Fora” e Acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco.

De terça a sexta: das 10h às 18h; sábado: das 12h às 18h. 

19/09 – 19h
Roda de Conversa: “Memórias da luta LGBTQIA+ em Juiz de Fora”. 

Marcus Pena (TV Integração): mediação

Júlio Mota (Advogado e especialista em Relações de Gênero e Sexualidades): painelista

Tallia Sobral (Vereadora de Juiz de Fora): painelista

Oswaldo Braga (Presidente do Movimento Gay de Minas): painelista

30 vagas – Inscrições abertas por formulário (link)

20/09 – 9h30

Visita Escolar: com a Escola Municipal Francisco Costa

Ação Educativa: “Memórias à vista: Qual o lugar da democracia?”

21/09 – 19h

Visita Noturna: “Memória e Democracia: Explorando as narrativas do acervo do Memorial da República”.

30 vagas – Inscrições abertas por formulário (link)

 22/09

Ação Educativa: “Indígenas e Quilombolas: A formação da democracia brasileira e suas memórias historicamente marginalizadas”

Local: Escola Estadual Professor Cândido Motta Filho / Juiz de Fora – MG, com os alunos do Ensino Médio

 24/09 – 14h30

Apresentação: Dança com Carol Gerhein e grupo do projeto Entre Passos e Toques, seguida de Roda de Jongo e fechamento da tarde com apresentação do Bloco e Coletivo Xota Éfe

Evento aberto

A entrada para os eventos no Memorial é gratuita e o estacionamento poderá ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida. Caso necessite, favor entrar em contato previamente pelo e-mail secretaria.memorial@ufjf.br. O Memorial fica na Rua Benjamin Constant, 760, Centro. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. E aos sábados, das 12h às 18h. 

Outras informações: (32)2102-3594 – Memorial da República Presidente Itamar Franco 

cultura.memorial@ufjf.br

Página do Memorial da República no Instagram 

MUSEU DE ARTE MURILO MENDES (Mamm)

Toda a semana:

Mamm (Foto: Alexandre Dornelas)

Mostra virtual: “Legado vivo: expressões dos povos indígenas”.  Apresenta trabalhos de artistas indígenas brasileiros. Publicações no Instagram @mamm.ufjf.

Exposição: “Pontos cantados ● Pontos riscados: um pensamento-desenho afro”. Apresenta obras do artista Cipriano. Em cartaz na galeria Retratos-relâmpago.

Exposição: “Murilo Mendes: o poeta brasileiro de Roma”. Reúne obras de arte italianas da Coleção Murilo Mendes acompanhadas de textos críticos do poeta sobre os artistas em destaque. Em cartaz na galeria Poliedro.

 19/09

19h – Visita mediada. Equipe da Divisão de Ação Educativa realiza visita noturna direcionada a um grupo de pessoas do Terreiro de Umbanda Choupana de Pai Benedito e Oxóssi. 

20h – Slam Poético. Apresentação de poesias com os grupos Confraria dos Poetas e Sararau Crioulos.

 20/09

9h – Visita mediada. Equipe da Divisão de Ação Educativa realiza visita mediada direcionada aos alunos da Escola Municipal Francisco Costa.

19h – Roda de conversa: “Aquilombar para resistir: coletivos acadêmicos como estratégia para permanência estudantil”. Mesa-redonda com a participação do ex-ministro da Igualdade Racial e ex-presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira de Araújo, da coordenadora do Coletivo Descolônia (Instituto de Artes e Design/UFJF), Vanessa Raquel, da arquiteta e urbanista e integrante do Coletivo CA.FO.FO. (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFJF), Larissa Angélica da Silva, e do membro da Confraria dos Poetas, King.

 21/09

14h – Visita mediada: equipe da Divisão de Ação Educativa realiza visita mediada direcionada a um grupo escolar.

19h – Roda de conversa: “Democracia e diversidade no acesso à Academia”. Mesa-redonda com a participação da socióloga, mestra em Serviço Social e fundadora da Associação de Travestis, Transgêneres e Transsexuais de Juiz de Fora, Dandara Felícia, e do estudante de psicologia e membro do Centro de Referência LGBTQI+ da UFJF, Renato Giacomini. Mediação da influencer e aluna do curso de Moda da UFJF, Maia Maria.

 22/09

14h – Oficina: “Explorando o legado dos quilombos e a arte de Abdias do Nascimento”. Atividade ministrada pelo membro do Coletivo Descolônia Milton de Souza.

19h – CineMamm: “Nós Cartográficos”. Exibição de documentário realizado pelo Coletivo CA.FO.FO., seguida da conversa “Patrimônios negros de Juiz de Fora”, com a arquiteta e urbanista e integrante do Coletivo CA.FO.FO., Larissa Angélica da Silva.

 23/09

15h – CineMamm + Cineclube Movimento: “A febre”. Exibição do filme da diretora Maya Da-Rin, seguida de debate com a participação da professora de antropologia Cristiana da Silva. Sinopse: Justino, um indígena Desana de 45 anos, trabalha como vigilante no porto de cargas de Manaus. Desde a morte de sua esposa, sua principal companhia é sua filha mais nova, com quem vive em uma casa modesta na periferia. Enquanto Vanessa se prepara para estudar medicina em Brasília, Justino é tomado por uma febre misteriosa que o levará de volta a sua aldeia, de onde partiu 20 anos atrás. Classificação indicativa: 12 anos.

 24/09

14h30 – Apresentação de dança. Performance com a artista Caroline Gerhein e grupo do projeto Entre Passos e Toques.

15h – Apresentação de Roda de Jongo com os percussionistas Muralha e Cazu.

16h – Apresentação com o bloco e coletivo Xota Éfe.

Todos os eventos têm entrada gratuita. O Mamm/UFJF está aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. O espaço fica localizado na Rua Benjamin Constant, 790 – Centro. 

Outras informações: (32) 2102-3582 – Museu de Arte Murilo Mendes 

Página do Mamm no Instagram 

 MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA AMERICANA (Maea)

MAEA (Foto: Iago de Medeiros)

26/09 – Das 17h às 19h

MOSTRA da Diversidade

Mediada por Pablo Henrique Ferreira de Melo.

Local: Anfiteatro do Centro de Ciências – Campus Universitário.

 28/09 – Das 17h às 19h

PALESTRA – Memórias das pessoas LGBT+ e as fragilidades da democracia

Ministrada por Dandara Felícia, servidora da UFJF, ativista pelos Direitos Humanos, socióloga e mestra em Serviço Social.

Local: Anfiteatro do Centro de Ciências – Campus Universitário.

10/10 – Das 19h às 21h

RODA DE CONVERSA – Memórias e resistência indígena e quilombola

Convidados: Mestre Zezé – Comunidade Quilombola Colônia do Paiol; Inaiê Apoena – Indígena Pataxó – Bacharel em Direito; ProfªDrª Carolina Bezerra – Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF e Drª Luciane Monteiro Oliveira – diretora do Maea – UFJF.

Local: Anfiteatro do Centro de Ciências – Campus Universitário.

 17/10 – Das 9h às 16h

OFICINA – Bioconstrução a partir de técnicas tradicionais indígenas e materiais disponíveis no Campus da UFJF

Ministrada por Wagner Monteiro Oliveira; Drª Luciane Monteiro Oliveira; Drª Maria Fernanda van Erven e Ian Ogera Andriolo.

Local: Sítio Escola do Centro de Ciências – Campus Universitário.

Para participar dos eventos do MAEA não é necessário se inscrever. Haverá lista de presença para emissão de certificado.

ARQUIVO CENTRAL 

De 18 a 24 de setembro – De 0h a 23h – on-line 

EXPOSIÇÃO: Lampião da Esquina: ponto de encontro entre militância, resistência e cultura. 

REDES SOCIAIS: Postagens diárias nas redes sociais do Arquivo Central, sobre a temática geral do evento.

21/09 – Das 18h às 19h30 

VISITA MEDIADA: para conhecer documentos que fazem parte do Arquivo Central e tratam do tema da 17ª Primavera dos Museus, com o objetivo de propor reflexões e debates. 

O Arquivo Central fica localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 3460, Fundos – Bairro Alto dos Passos, Juiz de Fora. 

Outras informações: (32) 2102-6321 – Arquivo Central 

arqcentral@ufjf.edu.br 

Canal do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia 

Página do Arquivo Central no Instagram