Leia com a Fale 003 – As coisas que você só vê quando desacelera

O projeto “Leia com a FALE” tem como objetivo incentivar a leitura através da indicação de livros, contos, poemas e outros. As indicações serão feitas mensalmente pela comunidade acadêmica da Faculdade de Letras.

As coisas que você só vê quando desacelera – Haemin Sunim

as coisas que você só vê quando desacelera

“Como a prática da desaceleração pode afetar positivamente nossa saúde mental, nosso relacionamento com os outros e nossa capacidade de apreciar os momentos presentes?”

O livro “As coisas que você só vê quando desacelera” é um daqueles famigerados livros de “autoajuda” para o qual muitos literatos torcem o nariz. Então, você deve estar se perguntando, porque um livro desses está nas indicações de leitura de uma Faculdade de Letras? Bem, ele está aqui para nos ajudar a combater ideias pré-concebidas, que são sempre perigosas, em qualquer área (até na literatura!), e para afirmar que a boa leitura é aquela que nos faz bem, que nos inquieta ou aquieta, que nos faz refletir, que abre nossos horizontes. Do autor Haemin Sunim, mestre zen-budista sul-coreano, o livro “As coisas que você só vê quando desacelera” traz histórias curtas sobre sentimentos e questões importantes da nossa vida, como: amor, perdão, trabalho… e, também, frases e pensamentos “soltos” sobre esses mesmos temas.

Para  Aline, esse é um daqueles livros para ler sem pressa, desordenado, abrindo páginas aleatórias para ver o que de bom ele tem para oferecer. É um ótimo livro para ter na cabeceira da cama e ler, aos poucos, naqueles minutinhos que precisamos de fato desacelerar nossa mente para deixar o sono e o descanso fluírem. Além do conteúdo, é um livro esteticamente lindo, capa dura, ilustrado com aquarelas muito delicadas. Dá gosto de folhear!  Se você quer algo leve, para sair um pouco das telas e das vidas “perfeitas” das redes sociais, e, ao mesmo tempo algo reflexivo, para nos ajudar a ver com mais clareza nossa existência e nossas relações com as pessoas que nos cercam, “As coisas que você só vê quando desacelera” é , sem dúvida, uma boa dica de leitura!

Indicado por Aline Alves Fonseca

Professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, possui Doutorado (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Universidade de Lisboa. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Morehead State University (USA) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 2018 e 2019. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interface sintaxe/prosódia, processamento linguístico, fonologia prosódica e fonologia entoacional. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras da UFJF.

Currículo Lattes de Aline Alves Fonseca

Indicações anteriores

Leia com a FALE 001 – Livro “O olho mais azul” – Indicado por Geraldina de Oliveira

Leia com a FALE 002 – Livro “A queda do céu” – Indicado por Mendell Barreto

Viu uma publicação que gostou e não sabe onde encontrar? Acesse nossas publicações antigas.