Memorial da República Presidente Itamar Franco apresenta 21ª Semana Nacional de Museus

Entre os dias 15 e 19 de maio, o Memorial da República Presidente Itamar Franco estará com uma programação diferenciada a fim de integrar a 21ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram. O tema proposto para o evento deste ano foi “Museus, sustentabilidade e bem estar”, o que levou os museus brasileiros a refletir sobre a importância dos museus como espaços de promoção do bem-estar e da sustentabilidade, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Como acontece todos os anos, o tema foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. De acordo com o texto de referência do Ibram, propõe-se um “debate interdisciplinar, polifônico, que permeia diversos aspectos da realidade social e econômica”. Desta forma, a multidisciplinaridade da ideia instiga programações que sejam “multidimensionais e integradas às quatro dimensões da sustentabilidade: cultural, social, econômica e ambiental, de modo a contribuir para alcançar os objetivos
sustentáveis”.

Assim, o Memorial preparou uma programação diversa a fim de abarcar a proposta do Ibram, sem esgotar o tema, que é múltiplo e contínuo. Todos os eventos e ações educativas foram planejados com o objetivo tornar o museu como casa de pensamento sobre a sustentabilidade em suas múltiplas possibilidades, desde a conservação de arquivos; reflexão sobre a educação para as gerações futuras; retorno às origens do ser humano, na simbiose entre homem e natureza; e práticas da vida moderna para nos conectarmos melhor com nossas necessidades interiores.

Todos os eventos são gratuitos, abertos ao público e com emissão de certificados.

Saiba mais sobre a programação e sobre as inscrições