Leia com a FALE 001 – O olho mais Azul

O projeto “Leia com a FALE” tem como objetivo incentivar a leitura através da indicação de livros, contos, poemas e outros. As indicações serão feitas mensalmente pela comunidade acadêmica da Faculdade de Letras.

O olho mais azul – Toni Morrison

Capa do livro "O olho mais azul"

Como aceitar sua identidade num mundo que não parece ter sido feito para você?

Todas as noites, Pecola Breedlove reza para ter olhos azuis. Zombada pelas outras crianças por sua pele negra e seu cabelo crespo, a menina anseia por se encaixar no padrão de beleza da sociedade americana dos anos 1940: quer ser branca e loira, assim como a atriz mirim Shirley Temple. No entanto, à medida que cresce seu delirante e inconsciente desejo de aceitação, Pecola se vê presa a uma realidade cada vez mais violenta. Primeiro romance de Toni Morrison, vencedora do Nobel de literatura de 1993. O olho mais azul é uma poderosa reflexão sobre raça, desigualdade e o peso esmagador da história.

Gostou? A Biblioteca da Faculdade de Letras tem um exemplar do livro disponível em seu acervo.

Indicado por Geraldina de Oliveira

Doutoranda em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bibliotecária e documentalista na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Literatura – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (2000). Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário de Formiga (1994).

Currículo Lattes de Geraldina de Oliveira