Fechar menu lateral

Letras/LIBRAS na FALE/UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 11, a criação de novos cursos, nova modalidade e ampliação de vagas para o campus Juiz de Fora e Governador Valadares. Para Juiz de Fora terão início a partir de 2014 os cursos de Medicina Veterinária, Licenciatura em Música e Licenciatura em Letras/LIBRAS.  Além do curso tradicional de Licenciatura em Letras, que atualmente oferece as habilitações em Português, Inglês, Espanhol, Francês, Latim e Italiano, a Faculdade oferecerá, a partir do início de 2014, vagas destinadas ao curso de Letras/LIBRAS, cuja meta é a formação de profissionais capacitados ao ensino de LIBRAS como segunda língua.

 

A Licenciatura em Letras/Libras da UFJF será o primeiro curso do gênero em todo o estado. O curso contará com a mesma concepção pedagógica das licenciaturas em línguas estrangeiras e tem previsão de duração de quatro anos. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas anuais para o ingresso direto na licenciatura em Libras. As aulas serão ministradas durante o turno noturno e a entrada de estudantes no curso será única por ano, ocorrendo no segundo semestre letivo. “A opção pelo noturno é pelo maior impacto social, permitindo que as pessoas possam trabalhar e fazer o curso ao mesmo tempo, por exemplo”, justifica a diretora da Faculdade de Letras, Marta Cristina da Silva.

Serão oferecidas 11 vagas para novos professores, sendo que quatro delas serão destinadas a docentes específicos para Libras. Também serão contratados sete técnico-administrativos em educação. “Um decreto de 2005 prevê que Libras seja uma disciplina obrigatória, mas faltam profissionais para com capacidade para lecionar”, explica Marta. “Já há inclusive uma sinalização para que Libras faça parte da Educação Básica, o que reforça ainda mais a necessidade de professores na área.”