Abertura da I Semana de Letras reúne 300 estudantes

A I Semana de Letras, realizada juntamente com a XX Semana de Estudos Clássicos e o I Colóquio de Lingüística, teve início ontem, dia 13, às 8h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Além da cerimônia de abertura, quando o Prof. Dr.Mário Roberto Zágari foi homenageado, a programação contou com uma conferência sobre “A Dimensão Ética na Formação dos Professores”, uma mesa redonda a respeito de “Educação Lingüística e Cidadania” e minicurso de “Gêneros Textuais e Ensino de Língua”. O evento, organizado pelo C.A. e pela Faculdade de Letras (Fale), reuniu 300 estudantes no primeiro dia.
Entre os professores convidados para participar do evento estavam o Prof. Dr. Ulisses Ferreira de Araújo (USP), que ministrou conferência; a Profª Drª Cecília Goulart (UFF), o Prof. Dr. Pedro Moraes Garcez (UFRS) e a Profª Drª Neusa Salim Miranda (UFJF), que integraram a mesa redonda. As Profªs Marta Cristina da Silva e Terezinha Barroso, do Programa de Pós Graduação em Lingüística da UFJF, foram as responsáveis pelo minicurso.
A fala do Prof. Araújo, tanto na conferência como na mesa redonda, girou em torno da questão de um espaço maior para o protagonismo do aluno. “A escola está se transformando. Há uma demanda por novos conhecimentos e o professor precisa mudar o foco. Deixar de ser o único detentor do conhecimento” explica o professor.
Já a Profª Cecília ficou sua discussão em torno do ensino de línguas e necessidade de mudança. “Estamos vivenciando um processo de reinvenção da escola há algum tempo. Mas às vezes fica disperso e dá a impressão de que não está acontecendo. Temos sempre que procurar ajustes, renovar objetivos” diz Cecília.
De acordo com a Diretora da Fale, Profª Drª Terezinha Maria Scher Pereira, o evento se mostra muito concorrido e proveitoso, pois “reúne pesquisadores, professores e doutores de todas as áreas concernentes ao estudo das Letras”.
Para Isabela Marques, aluna do 8º período do curso de Letras, participar do evento é interessante para enriquecer o currículo. “Essa edição do evento tem professores muito bons. Já participei da Semana de Estudos Clássicos e acho que agora, com a fusão de vários eventos ficou melhor. É possível atender a várias áreas de interesse” comentou a estudante.
As inscrições estão encerradas, mas os interessados podem participar da I Semana de Letras como ouvintes, sem direito a certificado. As atividades de estendem até o dia 17.

Homenagem

Ao ser homenageado pelos anos de dedicação à Faculdade de Letras, o Prof. Dr. Zágari se disse honrado, mas lembrou que o reconhecimento conteve um dado injusto. “Outros professores que por aqui passaram mereciam a homenagem tanto quanto eu. Mas, a partir de agora, quando os professores se aposentarem, eu serei o primeiro a homenageá-los” fala o professor.
A Profª Drª Margarida Salomão, responsável por conceder a homenagem, expressou um sentimento de dever cumprido. “Ele merece. Essa homenagem demonstra a coesão e o vigor da cultura de letras da Universidade Federal de Juiz de Fora” lembrou a ex-reitora.
O Prof. Dr. Mário Roberto Zágari começou a ministrar aulas na universidade em 1960, quando a instituição ainda não era federalizada. Estava presente quando a faculdade passou a se chamar Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile) e, mais tarde, Instituto de Ciências Humanas e de Letras (ICHL). Acreditou desde o início que a Faculdade de Letras deveria ser independente, o que se concretizou recentemente.