Fechar menu lateral

Estágio NÃO Obrigatório – Nova tramitação de documentos

Considerando o contexto da pandemia e os riscos de contágio, que indicam para a não recomendação ou estímulo à manipulação de documentos físicos; a necessidade de manutenção da cuidadosa conferência dos documentos de estágio e assinaturas corretamente autenticadas; a observação das exigências legais para a homologação dos documentos e validação das atividades sem questionamentos futuros quanto aos nossos procedimentos e qualidade de nossas certificações;
Foi necessário implantar e aprimorar o fluxo de documentos de estágio, de forma remota, que ao mesmo tempo garanta os procedimentos e valide as assinaturas de todas as partes.

No campus Governador Valadares o procedimento foi adotado, inicialmente, para a apresentação dos documentos dos Estágios Obrigatórios (Semestre 1/2020 ERE). A partir deste período (3/2020 ERE), essa tramitação será utilizada também para os Estágios Não Obrigatórios do campus Governador Valadares. Todo registro de documentação de estágio deve ser feito pelo estudante, no SIGA, em tempo hábil para análise do setor de estágios (o sistema aponta a data prevista para início do estágio no momento do registro), devidas assinaturas e deferimentos (do orientador, da Comissão Orientadora de Estágio do curso, da PROGRAD se estágio não obrigatório). O setor de estágio não tem autorização para assinar documentos com datas retroativas. Estudantes só podem iniciar atividade de estágio após ter toda documentação regularizada, incluindo as assinaturas de todas as partes.

Tramitação Estágio NÃO OBRIGATÓRIO em formato pdf (abrir em uma nova guia)

A apresentação de documentos de Estágio NÃO OBRIGATÓRIO passa adotar o fluxo orientado abaixo:

Passo 1:

O estudante faz cadastro do estágio no SIGA/Estágios. Passo a passo:

emb_logo

Se o estágio ocorrer de forma remota: constar no PAE que as atividades serão desenvolvidas pelo estudante, orientadas por prof. Orientador e supervisionadas por profissional da concedente de forma remota.

Se o estágio ocorrer de forma presencial, constar no PAE a informação que a implantação de medidas que garantam a saúde e segurança do estagiário competem à concedente ou uma Declaração da Concedente quanto a esse aspecto.

Anexar a Declaração de ciência, pelo estudante, da não recomendação de atividade de estágio presencial neste período de pandemia: https://www2.ufjf.br/estagio/wp-content/uploads/sites/65/2020/09/DECLARA%C3%87%C3%83O-DE-CI%C3%8ANCIA-PARA-EST%C3%81GIO-N%C3%83OOBRIGAT%C3%93RIO PRESENCIAL-2.pdf

Anexar também a Declaração que deve ser assinada pelo professor orientador (Segue exemplo abaixo):

“Declaração de acompanhamento do estágio presencial durante o período de pandemia”

“Eu, professor ______________________, Orientador de Estágio da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, do curso de _________, declaro que realizarei, de forma remota, o acompanhamento e a orientação das atividades de estágio não obrigatório, que acontecerão de forma presencial, do(a) discente ___________________, matrícula
________________, na concedente ___________________. Discente esse que manifestou livremente vontade e declarou ciência da não recomendação pela UFJF para atividade presencial de estágio e que está de acordo com a forma que será ofertado o estágio.”

Se o estudante possuir Índice de Rendimento Acadêmico inferior a 60, faz-se necessário a apresentação da declaração de ciência do IRA assinada pela COE ou Coordenação de curso : https://www2.ufjf.br/estagio/estagio/demaisdocumentos/declaracao-decienciado-
ira/

Submeter para análise e, se houver pendências, corrigir.

Passo 2:
Após análise do setor de estágios, se não forem apontadas pendências, e após a liberação para impressão dos formulários, o estudante deverá baixar o Termo de Compromisso do Estágio (TCE) e o Plano de Atividades do Estágio (PAE), em formato de imagem, conforme instruções do SIGA, e enviar sem assinaturas para
o e-mail da secretaria de seu curso.

Enviar também as declarações/documentos que tenha anexado ao SIGA.

Passo 3:
A Secretaria de Curso receberá o e-mail do(a) estudante com o TCE, PAE e declarações/documentos (se for o caso) e abrirá um processo no SEI para incluir essa documentação e disponibilizar modelos de declaração, para as devidas assinaturas, a depender da modalidade de estágio.

Passo 4:
A Secretaria de Curso enviará um e-mail para o(a) estudante informando que o processo foi aberto no SEI e que será necessário que ele(a) faça um cadastro como usuário externo, caso ele/ela ainda não seja cadastrado

Passo 5:
O estudante fará cadastro no SEI como usuário externo.
Obs.: Esse cadastro pode ser feito anteriormente para agilizar ainda mais o processo (Ideal que se faça no mesmo dia em que fizer o registro do estágio no SIGA).

Orientações para o cadastro em: https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ Após
realizar o cadastro no SEI, para a liberação no sistema, deverá preencher o
Formulário de Solicitação de Liberação de Usuário Externo (disponível em: https://www2.ufjf.br/cat/wp-content/uploads/sites/19/2020/10/6-Termos-de-Concord%C3%A2ncia-e-Veracidade-Usuario-Externo-SEI-UFJF-1.pdf ). Em caso de dificuldade, realizar o contato com a Central de Atendimento através do email faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo WhatsApp (32) 2102-3911.

Passo 6:
O(A) estudante deverá informar ao(à) representante da concedente (e agente de integração se houver) e ao(à) supervisor(a) da concedente para fazerem o cadastro no SEI como usuário externo.

Orientações para o cadastro em: https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ Após realizar o cadastro no SEI, para a liberação no sistema, deverá preencher o Formulário de Solicitação de Liberação de Usuário Externo (disponível em: https://www2.ufjf.br/cat/wp-content/uploads/sites/19/2020/10/6-Termos-de-Concord%C3%A2ncia-e-Veracidade-Usuario-Externo-SEI-UFJF-1.pdf). Em caso de dificuldade, realizar o contato com a Central de Atendimento através do email faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo WhatsApp (32) 2102-3911.
Atenção: o cadastro como usuário externo é feito somente uma vez, ou seja, na primeira vez que o usuário precisar acessar o SEI.

Passo 7:
Assim que todas as partes estiverem cadastradas no SEI, o(a) estudante, o(a) representante da concedente, o(a) supervisor(a) da concedente e o(a) presidente da COE receberão um e-mail automático do SEI para que possam efetuar as assinaturas eletrônicas/online.

Passo 8:
Para assinatura online de usuário externo: Acessar o SEI no link: https://www2.ufjf.br/sei/usuario-externo/ ; Acessar o processo; Entrar no documento; clicar no ícone da caneta.

Para assinar basta digitar a senha do SEI. Para assinatura online de servidores da UFJF (Presidente da COE): Acessar o SEI no link https://sei.ufjf.br/sei/ ; acessar Bloco de assinatura; Entrar
no documento com o nome do estudante; clicar no ícone da caneta. Para assinar basta digitar a senha do SEI.

Passo 9:
Após as demais partes assinarem os documentos, o Setor de Estágios UFJF-GV encaminhará toda documentação à Gerência de Graduação-GV para envio à Pró-reitoria de Graduação para análise.

Passo 10:
Se deferida a documentação pela PROGRAD, o setor de estágios assinará o Termo de Compromisso (ou Aditivos) e enviará um e-mail ao(à) estudante avisando que o processo foi homologado no SEI e validado no SIGA

Passo 11:
O(A) estudante deverá acessar o SEI: clicar sobre o número do processo; selecionar os documentos “PROGRAD ESTÁGIO 01.1: TERMO DE COMPROMISSO” e “PROGRAD ESTÁGIO 01.2: PLANO DE ATIVIDADES”; clicar no botão gerar PDF (localizado na lateral direita superior da tela).

Passo 12:
O(A) estudante encaminhará por e-mail o TCE e PAE homologados para a concedente.

Passo 13:
O(A) estudante iniciará o estágio.