Fechar menu lateral

Nova: Avaliação Própria das Atividades Acadêmicas

Avaliação das disciplinas de graduação por estudantes e docentes

A avaliação das atividades acadêmicas permite conhecer a percepção de estudantes e docentes sobre as disciplinas de graduação e contribui para o aprimoramento contínuo do ensino na UFJF.

Nesta página:

👩‍🏫 Sou docente 🎓 Sou estudante 📊 Quero consultar resultados
Consulte seus relatórios de avaliação no SIGA. Saiba como funciona a avaliação das disciplinas. Acesse os relatórios gerais dos cursos.

Sobre a avaliação

A UFJF realiza periodicamente a Avaliação Própria das Atividades Acadêmicas, instrumento destinado a conhecer a percepção de estudantes e docentes sobre as disciplinas de graduação.

A avaliação é realizada por meio do Módulo de Avaliação do SIGA e seus resultados contribuem para o acompanhamento e o aprimoramento das atividades acadêmicas.

Os resultados gerais dos cursos são disponibilizados publicamente pelo Setor de Avaliação e Regulação. Já os resultados individuais das disciplinas são disponibilizados exclusivamente aos(às) respectivos(as) docentes, conforme estabelecido pela Resolução Consu nº 13/2015.

Histórico da implementação do módulo Avaliação no SIGA (formato .pdf, tamanho:749kB)


O que é avaliado

Estudantes e docentes respondem a questionários específicos, que abordam aspectos relacionados às atividades acadêmicas e às disciplinas.

Conheça o questionário de estudantes
Conheça o questionário de docentes


Como funciona?

1 — Aplicação
O questionário é disponibilizado no Módulo de Avaliação do SIGA.

↓

2 — Participação
Estudantes e docentes respondem aos questionários.

↓

3 — Tratamento dos dados
As respostas são processadas e os resultados são consolidados.

↓

4 — Divulgação
Os resultados gerais são disponibilizados publicamente.

↓

5 — Acompanhamento
Os resultados podem subsidiar ações de acompanhamento e aprimoramento das atividades acadêmicas.


Relatórios e resultados

Docentes: Relatórios individuais de disciplinas

Docentes podem consultar os relatórios de avaliação de suas disciplinas no SIGA, no menu Avaliação Institucional => Disciplinas ministradas. Basta fazer o download do arquivo de dados, seguindo as orientações de leitura elaboradas pelo setor. 

Relatórios gerais dos cursos

Os relatórios podem ser conferidos por cursos e por departamentos. Clique nos links abaixo para ter acesso aos últimos relatórios de avaliação publicados:

Campus Juiz de Fora

Autoavaliação de cursos de graduação presencial JF 2025/1 – período finalizado em agosto/2025 (abre em nova aba)

Autoavaliação de cursos de graduação presencial 2025/1 – cursos de JF: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia (em breve)

Campus Governador Valadares

Autoavaliação de cursos de graduação presencial GV 2025/1 – período finalizado em agosto/2025 (abre em nova aba)

Autoavaliação de cursos de graduação presencial 2025/1 – cursos de GV: Farmácia, Medicina e Nutrição (abre em nova aba)

Cursos modalidade a distância (EAD)

Autoavaliação de cursos de graduação modalidade a distância 2025/1 (abre em nova aba)

📚 Avaliações anteriores

Relatórios das Avaliações acadêmicas anteriores a 2025 (abre em nova aba)

——————————————————————————————————————————————————–

Precisa de suporte?

Entre em contato com o Setor de Avaliação e Regulação através do ramal 6355 ou pelos e-mails secretaria.avaliacao@ufjf.br e piufjf.regulacao@ufjf.br.