Oportunidades de negócios e inovação inspirados pela cultura nerd!
No dia 25 de maio, fãs de cultura nerd em todo o mundo celebram o Dia do Orgulho Nerd. A data é uma homenagem a todos aqueles que amam histórias em quadrinhos, filmes de ficção científica, jogos de videogame e outras formas de arte e entretenimento que costumam ser rotuladas como “nerd”.
No entanto, essa celebração vai além de uma simples apreciação pela cultura pop: ela também é uma oportunidade para discutir como a criatividade e a inovação podem ser impulsionadas por valores como colaboração, curiosidade e pensamento crítico.
No mundo dos negócios, cada vez mais empresas estão percebendo o potencial da cultura nerd para inspirar inovação.
O Dia da Toalha
Além de se comemorar o Dia do Orgulho Nerd, também é comemorado “O Dia da Toalha” que é uma data comemorativa celebrada em 25 de maio por fãs de literatura e cultura pop, especialmente aqueles ligados ao universo da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias” de Douglas Adams.
A data é uma homenagem à importância da toalha na obra, descrita como um item indispensável para qualquer viajante interestelar. Desde sua criação, o Dia da Toalha tem sido celebrado em todo o mundo com eventos, encontros, cosplay e outras atividades relacionadas à obra de Adams.
Descubra mais sobre o dia da toalha
O Público Nerd no mundo e no Brasil
Empresas como a Marvel, a Blizzard Entertainment e a Nintendo criaram impérios multimilionários ao se dedicarem a criar conteúdo para fãs de todo o mundo. Além disso, empresas de tecnologia como a Google, a Microsoft e a Apple têm colaborado com fãs de cultura nerd para criar produtos e serviços inovadores.
A Magazine Luiza deu um passo ousado no mundo nerd ao adquirir o Jovem Nerd, referência em produção de conteúdo e vendas de produtos para o público geek. Com essa aquisição, a empresa mostra estar cada vez mais antenada com as tendências do mercado e pronta para explorar um segmento em franca expansão
Um dos maiores eventos para o público nerd é a San Diego Comic-Con, que é uma convenção anual de cultura pop que ocorre em San Diego, Califórnia. A primeira Comic-Con aconteceu em 1970 e atraiu cerca de 300 participantes. Em 2019, o evento teve um recorde de público de mais de 135.000 pessoas. No Brasil, temos a Comic-Con Experience. A primeira CCXP aconteceu em 2014 e atraiu cerca de 97.000 pessoas. Em 2019, o evento teve um recorde de público de mais de 280.000 pessoas.
O Foguete Nerd no Brasil e no mundo
A cultura pop e o entretenimento nerd têm sido responsáveis por um crescimento significativo na economia global. Em 2019, a indústria de jogos digitais faturou US$ 152 bilhões, um aumento de 9,6% em relação ao ano anterior. Além disso, os quadrinhos e mangás geraram US$ 7 bilhões em 2019, impulsionados em grande parte pelo sucesso dos filmes de super-heróis.
Os filmes e séries de televisão também tiveram um aumento significativo no conteúdo voltado para o público nerd, com os filmes de super-heróis da Marvel faturando mais de US$ 22 bilhões em bilheteria global em 2019.
No Brasil, de acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 7% no país em 2018, somando R$160 milhões. Em 2021 o somente o setor de games movimentou US$2,3 bilhões no Brasil.
Quando o assunto é entretenimento, os números impressionam, de acordo com o Youtube, somente em 2021, foram registradas 100 bilhões de horas assistidas em todo mundo de conteúdo Nerd. Estima-se que o Brasil corresponda a uma enorme contribuição para esse resultado.
A Lealdade do público Nerd
Uma das principais razões para o sucesso dessas empresas é a sua capacidade de entender e engajar seus consumidores. Os fãs de cultura nerd são conhecidos por serem altamente engajados e leais às marcas que amam, e muitas empresas estão aprendendo a aproveitar esse engajamento para criar produtos que atendam às necessidades desses consumidores.
Por exemplo, a Nintendo lançou recentemente o Switch, um console de videogame que pode ser usado tanto em casa como em movimento, para atender às demandas dos fãs que queriam um dispositivo portátil e flexível.
Além disso, a cultura nerd é conhecida por valorizar a colaboração e a criatividade, o que pode ser um grande impulsionador da inovação. Empresas como a Google e a Microsoft promovem hackathons e outras iniciativas colaborativas que incentivam os funcionários a trabalharem juntos e a pensar fora da caixa para criar soluções inovadoras.
A Inclusão no mundo Nerd
O Dia do Orgulho Nerd também é uma oportunidade para celebrar a diversidade e a inclusão. A cultura nerd é conhecida por atrair pessoas de todos os tipos, independentemente de sua idade, gênero, raça ou orientação sexual. Isso significa que a comunidade nerd é um local acolhedor e inclusivo para todos os que se sentem marginalizados ou excluídos em outros espaços.
Empresas de todo o mundo estão aprendendo a aproveitar o potencial dessa comunidade para criar produtos e serviços inovadores que atendam às necessidades de seus consumidores. E para aqueles que se identificam como nerds, é uma oportunidade para celebrar sua paixão pela cultura pop e sua capacidade de pensar fora da caixa.
Conheça os serviços do Critt:
Descubra todas as formas como o Critt pode ajudar a desenvolver a sua pesquisa, invento ou ideia inovadora e tecnológica.
Veja também todas as nossas soluções, programas e eventos para ajudar no crescimento e expansão da sua empresa!
Saiba mais aqui!
Créditos
Autor: Karla Edwirges
Revisão: Vinicius Hoki
Designer: Tamires Yukie
Confira mais conteúdos do Blog do Critt
5 livros para ser mais inovador em 2023
Você sabe o que é uma ideia Tecnológica e Inovadora?
3 ferramentas infalíveis para transformar sua ideia em um negócio de sucesso
Quem foi Ada Lovelace e quais foram suas contribuições para a ciência e tecnologia
Posso patentear? Descubra as características de uma patente e o processo de registro de marca
O que é propriedade intelectual e quais são as formas de protegê-la?
O que é Transferência de Tecnologia?