QUADRO DE HORÁRIOS DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL, 2023.1(v.290123) | ||||||
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | ||
BIAD (66A) | ART279A – Cinema e Diálogos (14-18), Dourado, sala 208 | |||||
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | |
2º Ciclo (66B), 1º período | ART281A, Hist. e Est. Cinema II (18:30 – 22:30),Christian, sala 210 | ART321A, Cinema Brasileiro I (18:30-22:30), Luis, sala 210 | ART319A, Roteiro (18:30-22:30), Sérgio, sala 106 | ART316A, Teoria do Cin. e AV I (18:30-22:30), Reyna, sala 106 | ART315A, Prod. e Economia da Cultura (18:30-22:30), Alessandra, sala 208 | |
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | |
2º Ciclo (66B), 3º período | ART287A, Direção: teoria e prática (18:30-22:30), Henrique (DT), sala 106 | ART317A, Animação:teoria e prática (18:30-22:30), Dourado, sala 204 | ART313A, Som: teoria e prática (18:30-22:30), Lúcio, sala 211 | |||
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | |
Curso Novo (97A) , 1º período | ART386B, Fotografia Instrumental (8:00-12:00), Rogério, sala 204 | ART387C, Vídeo Instrumental (8:00-12:00), Rogério, sala 204 | ART376C, Arte e História I (14-18), Renata, sala 106 | |||
ART280A, Hist. E Est. Cinema I, (18:30-22:30), Christian, sala 211 | ART285B, Análise Filmica: metodologia e prática (18:30-22:30), Reyna, sala 211 | |||||
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | |
Curso Novo (97A), 3º período | ART498A Tópicos em Cinema e AV IV, Thales (MD), 14-18, sala 208 | ART378C, Arte e História III (14-18), Gilton (PD), sala 106 | ART279A – Cinema e Diálogos (14-18), Dourado, sala 208 | ART608A, Cineclube Movimento (15-18) *, Junior e Alessandra, no Museu Murilo Mendes** | ||
ART316B, Teoria do Cin. E do AV I (18:30-22:30), Junior, sala 208 | ART320A, Documentário (18:30-22:30), Sérgio, sala 208 | |||||
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | |
Curso Novo (97A), 5º período | ART287B, Direção: teoria e prática, 18:30-22:30, Luis, sala 106 | ART496A Tópicos em Cinema e AV II Monique (DT), (18:30-22:30), sala 208 | ART313B, Som:teoria e prática (18:30-22:30), Lúcio, sala 211 | ART322A, Cinema Brasileiro II, (18:30-22:30), Junior, sala 210 | ||
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado | |
Curso Novo (97A), 7º período | ART492A TCC, todos os professores, (8-10) | |||||
* a carga horária do curso é composta por 3 horas de atividades presenciais e sincrônicas e mais 5 horas de horário livre. | ||||||
** os encontros presenciais da disciplina acontecem fora do IAD (no Museu Murilo Mendes) |
No semestre 2023.1, as disciplinas de Tópicos em Cinema e Audiovisual abordarão pesquisas em andamento no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. As ementas e conteúdos são os que seguem:
ART498A Tópicos em Cinema e Audiovisual IV, ministrado pelo mestrando Thales Eduardo Martins
Levando-se em consideração que o cinema na década de 1960 e os jogos eletrônicos hoje estão inseridos em contextos colonialistas – pois, normalmente, as estruturas de criação, de venda e de consumo são planejadas e desenvolvidas no exterior – a disciplina pretende investigar durante o semestre se um videogame independente brasileiro, com largo diálogo com o filme Deus e o diabo na terra do sol, pode reproduzir um discurso de vanguarda. Para isso, vamos analisar se os jogos eletrônicos podem revitalizar, de alguma maneira, a proposta utópica da década de 1960 presente nas artes e no cinema moderno, ou se o significado deles está resumido e inerte em suas características industriais e mercadológicas.
Conteúdo programático (em tópicos, não em dias de aula):
PARTE 1
MODERNISMO Origem do modernismo nacionalista, a busca pela brasilidade e a
antropofagia
→ As vanguardas europeias e como elas influenciaram o Modernismo no Brasil
→ Os Sertões
→ O Modernismo tardio do cinema brasileiro
PARTE 2
O CINEMA DA AMÉRICA LATINA Cinema sob viés anti-imperialista pautado pelo cinema
latino-americano
→ Movimento na América Latina de rompimento total com o primeiro cinema
O CINEMA NOVO E GLAUBER ROCHA
→ Os condenados da terra de Franz Fanon
→ Cinema Novo / Glauber Rocha / Estética da fome / Deus e o diabo na terra do sol
→ ANÁLISE de Deus e o diabo na terra do sol – assistir à entrevista de Ismail Xavier na sessão
de conteúdo extra do DVD do filme
PARTE 3
A QUESTÃO COLONIAL
→ As definições de colonial, neocolonial, decolonial, pós-colonialismo, etc.
→ A história dos videogames e do cinema pelo viés colonial: COMO OS JOGOS E O CINEMA
REFLETEM O COLONIALISMO?
VIDEOGAMES
→ O Cinema Novo e os jogos independentes?
→ Teoria de jogos
→ ANÁLISE de Arida: Backland’s Awakening
ART496A Tópicos em Cinema e Audiovisual II, ministrado pela doutoranda Monique Alves de Oliveira
A disciplina pretende abordar procedimentos e métodos de construção de personagens em ficções e documentários do cinema brasileiro contemporâneo. Para isso serão analisados filmes brasileiros que tematizam o trabalho industrial observando, sobretudo, a representação das operárias nas cenas. O foco será, a partir desses filmes, conceituar e sistematizar alguns desses métodos e procedimentos empregados.
Conteúdo Programático (tópicos):
1) Os gestos do trabalho: a colheita do algodão e a guerra.
2) A entrevista: relato, escuta e participação da direção.
3) A captação dos espaços internos: a casa da trabalhadora e a fábrica.
4) Família em cena: os enquadramentos domésticos como estética do filme.
5) Além do portão da fábrica: a praia, o parque, o sindicato e o clube.
6) O corpo feminino, a máquina e o som da fábrica.
7) A tensão entre protagonista e coadjuvante.
8) Esterilidade e morte no ambiente fabril.
9) Enclausuramento da personagem e desenlace negativo.