Fechar menu lateral

Projetos de extensão

Cineclube Movimento

O Cineclube Movimento do Instituto de Artes e Design (IAD) tem por objetivo abrir um espaço de socialização e exibição de filmes independentes no intuito de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico e da apreensão estética do conteúdo audiovisual. As exibições regulares acontecem quinzenalmente aos sábados no Museu de Arte Murilo Mendes (abre em nova janela), com a sessão às 15 horas.

Mais informações em: www.ufjf.br/cinemovimento ou através da página no Facebook do Cineclube Movimento (abre em nova janela)

____________________________________________________________________________________________

Cinema em Foco

Cinema em Foco é um projeto de extensão do Grupo de Pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual desenvolvido pelos professores do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design. É um evento permanente de cinema, realizado em um único dia e bimestralmente, voltado para a exibição de filmes brasileiros e debates com realizadores, pesquisadores e técnicos em cinema e audiovisual, sempre a partir de um tema específico da área. O Cinema em Foco conta com o apoio da Pró-reitoria de Cultura através do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e da Pró-reitoria de Extensão.

Mais informações em: http://www.ufjf.br/cinemaemfoco/

____________________________________________________________________________________________

O Laboratório de Antropologia Visual (LAVIDOC) e a Multiplicação de Olhares na Comunidade de Santa Cândida em Juiz de Fora

Este projeto de Extensão tem por objetivo estabelecer uma alternativa de ensino da universidade com as comunidades e/ou bairros de Juiz de Fora. Nesse sentido, a equipe do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e ao curso de Cinema e Audiovisual do IAD pretende levar à comunidade de Santa Cândida, especificamente à Escola Municipal de Santa Cândida, o ensino e a prática da linguagem audiovisual documentária. A partir disso, eles, de uma perspectiva interna (autoetonografia), possam apresentam sua comunidade, seu cotidiano, sua história, suas festas e rituais, como também seus movimentos e problemas sociais. Posteriormente, baseado nos resultados estabelecer debates e diálogos para a reconstrução de sua memória, de suas identidades locais.

Mais informações em: https://www.ufjf.br/lavidoc/projetos/projeto-de-extensao/