Fechar menu lateral

Apresentação

O curso Bacharelado em Cinema e Audiovisual possui como ênfase a produção audiovisual, cinema e vídeo, e tem por finalidade a formação de profissionais com sólidas competências na operação, supervisão e gestão de processos relacionados ao planejamento e realização de trabalhos audiovisuais.

No curso, o aluno irá adquirir conhecimento teórico, técnico e prático nas áreas de roteiro, produção, direção, fotografia, cenografia, montagem, assistência de direção ou produção e edição de som de produtos audiovisuais. O Bacharel em Cinema e Audiovisual poderá atuar como profissional realizador e empreendedor, especializado em várias funções da cadeia produtiva da Indústria cinematográfica, redes de televisão, empresas de publicidade e produtoras de cinema e vídeo. 

Objetivos

  • Formar profissionais capazes de compreender o fenômeno audiovisual dos nossos tempos, sua diversidade e complexidade, contextualizando o produto audiovisual socialmente no seu tempo e espaço;
  • Formar profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho desenvolvendo ações práticas e criativas no mercado de trabalho nos mais diversos setores da atividade audiovisual.
  • Formar profissionais capazes de atuar nas mais diversas áreas do audiovisual desenvolvendo ações de ensino, pesquisa, planejamento, organização, assessoria técnica;
  • Formar profissionais conscientes e críticos capazes de perceber que além da chamada linguagem clássica, propagada sobretudo pela produção hollywoodiana ou pela televisão comercial, existem outras formas de expressão audiovisual constituídas ao longo da história, bem como pela atenção para com o domínio econômico exercido por grandes grupos no ramo do audiovisual;
  • Formar profissionais capazes de, a partir da sua consciência crítica, influir na transformação da realidade do panorama audiovisual brasileiro, buscando tornar a produção mais democrática e instrumento efetivo de cidadania.

Perfil do egresso

  • Profissionalização nas áreas específicas do campo do cinema e do audiovisual, como: direção, roteiro, fotografia, som, montagem e edição e pós-produção/finalização de filmes e produtos audiovisuais.
  • Domínio estético das linguagens do audiovisual: capacitação para atividades de criação, produção, estruturação, formatação e direção da atividade cinematográfica e audiovisual, nas suas diversas formulações, sejam documentárias, ficcionais, experimentais nos seus diversos formatos e meios;
  • Domínio técnico das linguagens do audiovisual: Capacitação para operar com trabalhos de diferentes gêneros e formatos, abrangendo os campos da produção da imagem analógica e digital, inseridos na perspectiva atual da convergência tecnológica que garantam o trânsito e inserção qualificada no mercado de trabalho.
  • Formação acadêmica teórica e analítica: voltada para a pesquisa nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação, tornando possível o ingresso em pós-graduações das áreas das artes, da comunicação, das ciências humanas e sociais.

Formas de ingresso

O ingresso ao Bacharelado em Cinema e Audiovisual terá como referência o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). Para tal, serão ofertadas 50 vagas anuais (25 para o SISU e 25 para o PISM, respeitadas as políticas de cotas), com ingresso no primeiro semestre do ano letivo.