Professor Luis Rocha Melo, tem documentário selecionado para o “É Tudo verdade – 2019”

Documentário O Galante rei da Boca é um dos quatro filmes selecionados para a mostra online É Tudo Verdade 2019-Itaú Cultural

O_Galante_Rei_da_Boca___É_Tudo_Verdade__2019_     O filme O Galante rei da Boca, realizado em 2004 e dirigido por Alessandro Gamo e pelo professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IAD/UFJF, Luís Rocha Melo, foi um dos quatro documentários sobre cinema brasileiro selecionados para a Mostra On-Line do 24º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários 2019, evento realizado em parceria com o Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/e-tudo-verdade-2019-mostra-de-filmes-on-line)

Entre os dias 04 e 14 de abril, os documentários estarão disponíveis para o público no site do Itaú Cultural. Além de O Galante rei da Boca, serão exibidos Histórias cruzadas (Alice de Andrade, 2008), Dino Cazzola – uma filmografia de Brasília (Cleisson Vidal e Andrea Prates, 2012) e Tudo por amor ao cinema (Aurélio Michiles, 2014).

O Galante rei da Boca aborda a trajetória de Antonio Polo Galante, um dos mais ativos produtores cinematográficos dos anos 1960-80, na Boca do Lixo de São Paulo. Também chamado de o “Rei da Boca”, ou o “Produtor Biônico”, A. P. Galante produziu de filmes de cangaço a comédias eróticas, dramas psicológicos e filmes policiais, passando por bang-bangs e filmes de kung-fu, num total de mais de 50 filmes. O documentário conta com depoimentos do próprio Galante, trechos de seus filmes, imagens de São Paulo e da Boca do Lixo e entrevistas inéditas com nomes como Carlos Reichenbach, Jairo Ferreira, Rogério Sganzerla, Inácio Araújo, Severino Dadá, Miro Reis, Sylvio Renoldi, Pio Zamuner, Antônio Meliande, Cláudio Portioli, Sebastião de Souza e João Silvério Trevisan – técnicos, diretores e críticos que fizeram a história do cinema brasileiro.

O filme recebeu os prêmios de Melhor Documentário pela ABD/SP no IX Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2004 (SP, RJ e DF); Melhor Pesquisa no III Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2004 (RJ); Menção Honrosa pelo Júri Oficial no Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo Cinesul 2004 (RJ e DF) e já foi exibido no Canal Brasil e no Canal Curta!. Compõe também a carteira de filmes em DVD da Programa Brasil.

Para assistir O Galante rei da Boca na mostra on-line É Tudo Verdade 2019/Itaú Cultural, acesse http://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/o-galante-rei-da-boca-e-tudo-verdade-2019

Sobre os diretores:

Alessandro Gamo é documentarista, doutor em Multimeios pela UNICAMP e professor do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dirigiu o longa-metragem Erlon Chaves, o maestro do veneno! (2018); os média metragens República (codireção Eugenio Puppo, 2011) e O Galante rei da Boca (codireção: Luís Rocha Melo, 2004) e os curtas Descobrindo Waltel (2005) e O catedrático do samba (codireção: Noel Carvalho, 2000).

LUÍS-ROCHA-MELO

Luís Rocha Melo é cineasta, pesquisador e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dirigiu, entre outros trabalhos, os longas de ficção Um homem e seu pecado (2016) e Nenhuma fórmula para a contemporânea visão do mundo (2012); o média documental O Galante rei da Boca (codireção: Alessandro Gamo, 2004); e os curtas Cinebiogravura (2017) e Que cavação é essa?(codireção: Estevão Garcia, 2008). É um dos autores do livro em dois volumes Nova História do Cinema Brasileiro (São Paulo: SESC, 2018), organizado por Sheila Schvarzman e Fernão Ramos.

Ficha técnica de O Galante rei da Boca (50 minutos, 2004)

Direção: Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo/Roteiro: Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo/Fotografia e câmera: André Francioli/Som direto: Luiz Adelmo/Som direto adicional: Pedro Moreira/Montagem: Severino Dadá e Eduardo Kishimoto/Montagem final: Severino Dadá/Edição de som e mixagem: Luís Eduardo Gomes/Música original: Paulo Corrêa/Diretor de produção: Noel Carvalho/Produção executiva: Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo. Realização: CPC/Umes, Inventarte Prod. Artísticas e Maloca Filmes. São Paulo/Rio de Janeiro, 2004