A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece em torno de 4.600 vagas anuais para 93 cursos presenciais e a distância em seus dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares, ofertados nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período integral ou noturno, em todas as grandes áreas de conhecimento.
Reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade do ensino, a graduação da UFJF está entre as oito melhores do Brasil, de acordo com o Índice Geral de Cursos, publicado em 2015 pelo Ministério da Educação (MEC). A maioria dos cursos possui conceito cinco ou quatro, os mais altos, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/MEC). As avaliações atestam a busca permanente da instituição pela qualidade na formação multi e transdisciplinar de profissionais, embasada por princípios que estimulam a autonomia do estudante, a valorização ética, a responsabilidade social e a atualização constante do currículo acadêmico.
Para tanto, a UFJF conta com 93% de seu corpo docente com doutorado ou mestrado, nova e ampliada infraestrutura de ensino, entre laboratórios e bibliotecas, projetos de pesquisa, extensão e treinamento profissional, que permitem uma formação mais sólida e diversificada dos mais de 17.400 estudantes de graduação presencial e a distância. Para o aluno se manter na faculdade, a instituição disponibiliza bolsas de apoio estudantil de acordo com a condição socioeconômica dele. O estudante tem ainda a oportunidade de se candidatar a vagas de intercâmbios nacional e internacional, estágios e participar de eventos científicos. Saiba como estudar na UFJF.
Veja os dados institucionais relativos à graduação.
Confira ao lado os cursos oferecidos no campus em Juiz de Fora. Clique para obter mais informações.
Cursos oferecidos no campus em Governador Valadares
Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Direito
Educação Física
Farmácia
Fisioterapia
Medicina
Nutrição
Odontologia
Cursos a distância
Administração Pública
Computação
Educação Física
Física
Matemática
Pedagogia
Química
Curso de 2ª Licenciatura em Educação Especial Inclusiva
Este curso faz parte da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica da Capes, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores para Educação Básica- PARFOR- Equidade. O objetivo do curso de Educação Especial Inclusiva é capacitar os alunos/professores para refletir, planejar, executar e avaliar práticas, metodologias e recursos educacionais com foco na inclusão escolar. Saiba mais.