Ir para o conteúdo

Rádio, TV e Internet

Bacharelado em Rádio, TV e Internet

Vagas: 30
Turno: 
Integral
Unidade acadêmica: 
Faculdade  de Comunicação
Duração: 
8 (oito) semestres (tempo mínimo)

Formas de ingresso: Pism, Sisu  

Apresentação

O curso de Rádio, TV e Internet (RTVI) tem por objetivo preparar o egresso para novas possibilidades comunicacionais, de expressão artística e cultural, tanto nos meios convencionais quanto nos alternativos. Partindo do pressuposto de que o egresso deva dominar diferentes linguagens comunicacionais – textual, sonora, audiovisual e multimidiática – e suas interfaces, o curso foi estruturado para atender as demandas profissionais diante da convergência das mídias. O objetivo é capacitar o(a) aluno(a) a utilizar as ferramentas existentes para criar produtos multiplataforma, pensando esta produção com base nos princípios teóricos da subárea de conhecimento Comunicação Social, associados ao conhecimento reflexivo e prático dos meios, das linguagens e dos modos de produção específicos do RTVI. Dessa forma, buscamos desenvolver novos saberes teóricos e práticos, a partir das práticas desenvolvidas em ambientes formais e informais de aprendizado.

Tendo em vista essa concepção do profissional a que visamos formar, o currículo do curso foi estruturado de tal modo a buscar o desenvolvimento não só de habilidades técnicas e práticas, mas também de pensamento estético e de procedimentos expressivos e seus potenciais para a criação de conteúdos em Rádio, TV e Internet. Com isso, o egresso poderá atuar não apenas de acordo com os padrões estabelecidos comercialmente, mas também no sentido da criação autônoma de novos conteúdos e formas. Trata-se, portanto, de formar um profissional capaz não apenas de atender às demandas de uma programação e de um público pré-existentes, mas de criar novos conteúdos à luz das potencialidades dos meios e das necessidades de se formar públicos, isto é, pensando novas formas comunicacionais para um mundo, um mercado e uma cultura em constante transformação.

 O curso investe, com isso, no desenvolvimento amplo da capacidade de perceber, interpretar, registrar e recriar a realidade natural, social e cultural na qual o aluno está inserido, levando em conta perspectivas globais e nacionais, mas também locais e regionais, considerando-se que, nas especificidades de sua realidade vivida, o aluno encontre meios de desenvolver novos produtos e expressões comunicacionais de forma crítica e consciente.

Perfil profissional

O egresso do curso de Rádio, TV e Internet desenvolverá, então, competência e habilidades para exercer um leque amplo de funções como: autoração de produtos digitais, bem como de obras textuais, sonoras, audiovisuais e multimidiáticas para Rádio, TV e Internet, roteirização, direção artística ou de produção, produção executiva, direção de programas, direção de programação, direção de imagens, assistência de produção, coordenação de produção, coordenação de programação, produção e design multimídia, criação de projetos e produção multiplataforma, além de pesquisa na área da Comunicação e suas interfaces. O bacharel em RTVI poderá atuar em assessorias de comunicação de instituições públicas e privadas, emissoras de rádio e televisão comerciais, educativas e comunitárias, produtoras independentes, agências de publicidade, projetos em mídia digital e no amplo mercado autônomo

Contato

E-mail: secretaria.facom@ufjf.edu.br

Fone: (32) 2102-3601