Ir para o conteúdo

Informações Classificadas

Nesta seção, são divulgados o rol das informações classificadas, em cada grau de sigilo e o rol das informações desclassificadas nos últimos doze meses no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, são disponibilizados formulários de pedido de desclassificação e de recurso referente a pedido de desclassificação da informação.

Rol de Informações Classificadas (atualizado em 31/01/2022):

As informações podem ser classificadas como:

  • Ultrassecreta, prazo de segredo: 25 anos (renovável uma única vez)
  • Secreta, prazo de segredo: 15 anos
  • Reservada, prazo de segredo: 5 anos

Até a Presente data, não foram identificados documentos classificados em grau de sigilo conforme o art. 45 do Decreto nº 7.724/2012 no âmbito da UFJF. Ressaltando que as informações sigilosas existentes na universidade recebem proteção em decorrência de normas especificas. Relacionaremos, a seguir, algumas das leis que contêm disposições expressas sobre a proteção do sigilo de informações:

  • Lei nº 9.279/96: regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. No referido diploma legal há a previsão de guarda de sigilo dos pedidos de registro de patente (art. 30), dos pedidos de patente cujo objeto interesse à defesa nacional (art. 75) e do pedido de registro de desenho industrial (art. 106, §1º).
  • Lei nº 9.610/98: disciplina os direitos autorais.
  • Lei nº 9.456/97: estabelece a proteção dos direitos relativos à proteção dos cultivares.
  • Lei nº 9.609/98: estabelece o regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador.
  • Lei nº 10.973/04: dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.
  • Lei 12.527/12: dedica seção própria para o tratamento da proteção dos direitos pessoais, contida no art. 31 e seus parágrafos, bem como a questão restou esmiuçada pelo Decreto nº 7.724/2012, art. 55 e seguintes.

Rol de Informações Desclassificadas (atualizado em 31/01/2022):

Desde a entrada em vigência da Lei de Acesso à informação, em 16 de maio de 2012, nenhum documento foi desclassificado no âmbito da UFJF, conforme determina o art. 45 do Decreto nº 7.7724/2012.

Formulários para pedido de desclassificação ou reavaliação e recursos:

Segundo o art. 29 da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2012), os cidadãos podem solicitar a reavaliação da classificação das informações com vistas à sua desclassificação ou à redução do prazo de sigilo. Além disso, é possível interpor recurso referente ao pedido de desclassificação. Para isso, estão disponíveis os formulários abaixo:

Pedido de desclassificação ou reavaliação
Pessoa natural (DOC; ODT)
Pessoa jurídica (DOC; ODT)
Recurso referente a pedido de desclassificação
Pessoa natural (DOC; ODT)
Pessoa jurídica (DOC; ODT)

Material de apoio

Guia para publicação do rol de informações classificadas e desclassificadas e de relatórios estatísticos