Ir para o conteúdo

Apresentação

Campus da UFJF

UFJF destaca-se como um polo científico, econômico e cultural

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), uma instituição pública e gratuita, posiciona-se como um polo científico, econômico e cultural de uma região de mais de três milhões de habitantes. Classificada entre as cem melhores universidades da América Latina e entre as mil do mundo, tem consolidado seu reconhecimento nacional e internacional.

Fundada em 23 de dezembro de 1960, a instituição possui atualmente mais de 90 cursos de graduação, 44 de mestrado e 26 de doutorado, além de  especializações e residências nas áreas de saúde, gestão e docência. A instituição é ainda responsável pelo Colégio de Aplicação João XXIII, com oferta de ensinos fundamental e médio, e pelo Hospital Universitário, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).  

Em seus dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares, há a formação qualificada de 26 mil estudantes, por meio da atuação de mais de 1.600 professores e 1.500 técnico-administrativos em educação, a disponibilidade de 18 bibliotecas, mais de 370 laboratórios e a oferta de assistência estudantil.

A UFJF fomenta e gerencia importantes espaços culturais de Juiz de Fora, tais como o Museu de Arte Murilo Mendes, o Cine-Theatro Central e o Memorial Itamar Franco, bem como de educação ambiental e científica, a exemplo do Jardim Botânico e do Centro de Ciências.

Constituída como centro de pesquisa e de extensão, a UFJF busca a formação de profissionais éticos, críticos, com alta qualidade para atuação tanto no mercado de trabalho quanto na academia, e compromissados com uma sociedade mais justa e igualitária.

Obtenha mais informações sobre a UFJF no Plano de Desenvolvimento Institucional (2022-2027)

Assista ao vídeo: