Ir para o conteúdo

Letras – Tradução | Português | Espanhol | Francês | Inglês | Italiano | Latim

Bacharelado em Letras – Tradução
Licenciatura em Português
Licenciatura em Espanhol
Licenciatura em Francês
Licenciatura em Inglês
Licenciatura em Italiano
Licenciatura em Latim

Vagas: 90
Turno: integral (45 vagas, com entrada no primeiro semestre) e noturno (45 vagas, com entrada no segundo semestre)
Unidade acadêmica: Faculdade de Letras
Duração: quatro anos
Formas de ingresso: Pism (28 vagas), Sisu (62 vagas) e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 4 (Bacharelado em Letras-Tradução) e 4 (Licenciatura Letras-Português)

Apresentação
Para cursar as licenciaturas ou o bacharelado, o candidato às vagas precisa escolher o curso de Letras pelo Pism ou Sisu. Na graduação, todos os estudantes terão dois semestres do ciclo básico do curso, que contém disciplinas para o bacharelado e para a licenciatura. Após esses dois períodos iniciais, o aluno pode decidir por uma das seis licenciaturas ou pelo bacharelado. A Faculdade de Letras oferece as licenciaturas em Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Latim e o bacharelado em  Tradução (Inglês, ou Francês, ou Latim). No turno integral, são oferecidos todos os cursos. No noturno, está disponível somente a Licenciatura em Português.

Após a obtenção do grau de licenciado ou bacharel, o graduado poderá solicitar reingresso em outra licenciatura ou em bacharelado, com aproveitamento dos componentes curriculares comuns, para a obtenção do segundo título.

As disciplinas do curso são oferecidas, principalmente, pelo Departamento de Letras (Língua Portuguesa, Linguística, Latim, Grego Clássico, Teoria Literária, Literaturas Brasileira, Portuguesa e Latina) e pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Francês, Inglês, Italiano, Espanhol e respectivas literaturas). Para aqueles que querem se formar professores, as disciplinas pedagógicas são oferecidas pela Faculdade de Educação, e o estágio profissionalizante é realizado no Colégio de Aplicação João XXIII ou por meio de projetos desenvolvidos pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

Perfil do profissional
Quem se gradua em Letras pode atuar como professor nas áreas de linguagem, nos níveis fundamental e médio de ensino. Para habilitar-se ao magistério de ensino superior, são geralmente exigidos também os graus de mestre ou doutor. Além disso, há oportunidades de consultoria e assessoria nas áreas da linguagem: revisão de textos, edição, serviços de secretaria, treinamento de recursos humanos. Nos campos de atuação jornalística e cultural, há o exercício da atividade literária e o de crítica literária e tradução – esta última área é de competência específica do bacharel em Letras-Tradução.

Cursos

Bacharelado em Letras – Tradução
Os estudos sobre Tradução na Universidade Federal de Juiz de Fora tiveram início em 1985, com o  Curso de Especialização em Tradução – Inglês. No segundo semestre letivo de 1987, o DLEM passou a oferecer o Bacharelado em Letras: Ênfase em Tradução – Inglês, sob os cuidados da Profa. Maria Clara Castellões de Oliveira. Com a contratação de novos docentes da área de Estudos de Tradução, a partir de 2009, o sequente desmembramento entre Licenciatura e Bacharelado a partir de 2010, e a adesão das áreas de Latim e Francês, o Bacharelado em Letras- Tradução adquiriu novos contornos curriculares, permitindo que os alunos, a par da formação teórica nos estudos linguísticos, literários e tradutórios, escolha entre uma das ênfases oferecidas: em inglês, latim ou francês.

Bacharelado em Letras-Tradução da UFJF,  além de formar tradutores com competência técnica para a tradução do inglês, latim ou francês , visa também à formação ampla e humanística de profissionais com domínio de conhecimentos de natureza linguística, cultural, instrumental e ética que propiciará uma melhor inserção no mercado de trabalho. Essa dimensão do profissional formado no Bacharelado em Letras-Tradução produz um impacto considerável na sociedade, visto que ele está apto a criar estratégias que possibilitam um diálogo intercultural e interdisciplinar, ao disponibilizar em língua portuguesa trabalhos referenciais e criativos originalmente produzidos em língua estrangeira. Sua atuação profissional leva, portanto,  à abertura de fronteiras culturais, científicas e tecnológicas, fundamentais para o processo de formação nos mais variados campos de conhecimento.

Licenciatura em Letras – Português
O licenciado em Letras: Português e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. Sua atuação principal é a docência no Ensino Fundamental e Médio, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua portuguesa, assim como um repertório consistente de leituras de literatura brasileira, portuguesa e africana em língua portuguesa. Além disso, espera-se do licenciado em Letras: Português e respectivas literaturas uma sólida formação linguística e cultural, incluindo um domínio consistente das principais teorias linguísticas e literárias e de línguas e literaturas estrangeiras modernas e clássicas, que possibilitam um pensamento científico elaborado sobre a linguagem, em geral, e a língua portuguesa, em particular, como prática social e cognitiva que compõe a identidade nacional. O licenciado também deverá demonstrar um domínio das ferramentas e estratégias apropriadas ao ensino de língua portuguesa em ambientes escolares, incluindo noções claras do processo de aquisição de linguagem e desenvolvimento do letramento.

O curso de Letras: Português e respectivas literaturas permite que o aluno escolha entre um leque de disciplinas eletivas específicas que determinarão a ênfase curricular escolhida, que poderá ser Linguística/Língua Portuguesa ou Estudos Literários/Literaturas de Língua Portuguesa.
Competências, habilidades específicas e campos de atuação

Licenciatura em Letras – Espanhol
O licenciado em Letras: Espanhol e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de espanhol – língua estrangeira e literaturas de língua espanhola. Sua atuação principal é a docência, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua espanhola e sua cultura, o domínio das ferramentas pedagógicas apropriadas ao ensino de língua estrangeira em ambientes escolares, bem como noções claras dos processos de aquisição de língua estrangeira. O licenciado em Letras: Espanhol e respectivas literaturas atuará, portanto, na maior parte, em sala de aula, o que não o impede de realizar tarefas didáticas de elaboração, revisão e análise de materiais didáticos, tais como livros, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, programas computacionais, entre outros.
Competências, habilidades específicas e campos de atuação

Licenciatura em Letras – Francês
O licenciado em Letras: Francês e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de francês – língua estrangeira e literaturas de língua francesa. Sua atuação principal é a docência no Ensino Fundamental e Médio, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua francesa e sua cultura, o domínio das ferramentas pedagógicas apropriadas ao ensino de língua estrangeira em ambientes escolares, bem como noções claras dos processos de aquisição de língua estrangeira. O licenciado em Letras: Francês e respectivas literaturas atuará, portanto, na maior parte, em sala de aula, o que não o impede de realizar tarefas didáticas de elaboração, revisão e análise de materiais didáticos, tais como livros, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, programas computacionais, entre outros.
Competências, habilidades específicas e campos de atuação

Licenciatura em Letras – Inglês
O licenciado em Letras: Inglês e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de inglês – língua estrangeira e literaturas de língua inglesa. Sua atuação principal é a docência no Ensino Fundamental e Médio, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua inglesa e sua cultura, o domínio das ferramentas pedagógicas apropriadas ao ensino de língua estrangeira em ambientes escolares, bem como noções claras dos processos de aquisição de língua estrangeira. O licenciado em Letras: Inglês e respectivas literaturas atuará portanto, na maior parte, em sala de aula, o que não o impede de realizar tarefas didáticas de elaboração, revisão e análise de materiais didáticos, tais como livros, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, programas computacionais, entre outros.
Competências, habilidades específicas e campos de atuação

Licenciatura em Letras – Italiano
O licenciado em Licenciatura em Letras: Italiano e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de italiano – língua estrangeira e literaturas de língua italiana. Sua atuação principal é a docência no Ensino Fundamental e Médio, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua italiana e de sua cultura, o domínio das ferramentas pedagógicas apropriadas ao ensino de língua estrangeira em ambientes escolares, bem como noções claras dos processos de aquisição de língua estrangeira. O licenciado em Letras: Italiano e respectivas literaturas atuará, portanto, na maior parte, em sala de aula, o que não o impede de realizar tarefas didáticas de elaboração, revisão e análise de materiais didáticos, tais como livros, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, programas computacionais, entre outros.
Competências, habilidades específicas e campos de atuação

Licenciatura em Letras – Latim
O licenciado em Licenciatura em Letras: Latim e respectivas literaturas será capacitado a planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos ao ensino de latim e literatura latina. Sua atuação principal é a docência, atividade que requer conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura, a história, as variedades e o uso da língua latina e de sua cultura, o domínio das ferramentas pedagógicas apropriadas ao ensino de língua estrangeira clássica. O licenciado em Letras: Latim e respectivas literaturas atuará, portanto, na maior parte, em sala de aula, o que não o impede de realizar tarefas didáticas de elaboração, revisão e análise de materiais didáticos, tais como livros, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, programas computacionais, entre outros.
Competências, habilidades específicas e campos de atuação

Contato
Faculdade de Letras
Secretaria: (32) 2102-3150
Direção: (32) 2102-3151