Ir para o conteúdo

Moda

novoportal_graduacao_moda

Curso: Bacharelado em Moda
Vagas: 50
Turno: Integral
Unidade acadêmica: Instituto de Artes e Design
Duração: 4 anos (8 semestres letivos);
Forma de ingresso: O ingresso ao Bacharelado em Moda terá como referência o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM).
Conceito no Enade: 4 (2014)

Apresentação

O curso Bacharelado em Moda trabalha para a formação e habilitação de profissionais que aliam à capacidade criativa e à pesquisa, os conhecimentos práticos e teóricos articulados entre arte, design, cultura e moda. Tal perspectiva visa capacitar o aluno para desenvolver papéis fundamentais no mercado contemporâneo, enquanto revelador de tendência e provocador de novas práticas sociais.

O principal objetivo do curso é formar profissionais que têm como característica a diferenciação por meio do exercício constante de processos criativos distintos para a produção inovadora de vestimentas, além da pesquisa e crítica do campo da moda, relacionando a ação e a reflexão. Sua estrutura curricular visa favorecer o desenvolvimento da percepção e do potencial criativo e sua materialização, através da potencialização de possíveis habilidades pessoais no desenvolvimento de novas abordagens no vestir e da sua reflexão.

Perfil profissional

As competências que definem o perfil profissional do Bacharelado em Moda dependem do projeto de formação do aluno. Ele poderá expandir seu percurso acadêmico por meio da interdisciplinaridade oferecida entre os cursos do IAD, agregando à sua formação em Moda conhecimentos e competências oriundos do campo das artes visuais, do design, do cinema e da música, cujo caráter pessoal indicará o campo ou os campos de pesquisa técnica e teórica sobre os quais se deteve; os aspectos da cultura geral que foram priorizados; as relações entre prática e teoria que conseguiu articular e as atividades complementares (estágios, treinamento profissional, iniciação artística ou científica, monitorias, extensão, dentre outras) que se empenhou em experimentar. No entanto, qualquer que seja o projeto pessoal de formação desse aluno, compõe seu perfil profissional, de forma mais expandida, a capacidade de:

  • Desempenhar funções de criação, produção e interpretação de produtos de moda;
  • Atuar de maneira crítica, contribuindo para a solução de problemas e desafios nos mais diversos setores da indústria criativa da moda;
  • Propor novos processos criativos para a inovação do vestuário;
  • Atuar na área de ensino e pesquisa nas escolas, universidades, centros de pesquisa e documentação, museus, entre outros;
  • Desenvolver pesquisa com bases históricas, sociológicas, antropológicas e filosóficas, inseridas no contexto cultural da sociedade, tornando possível o ingresso em pós-graduações das artes, da comunicação, das ciências humanas e sociais ou outras áreas do conhecimento.

Sua formação acadêmica teórica e analítica deve estar voltada para a compreensão da moda como um fenômeno mais amplo, seus desdobramentos na sociedade contemporânea e o aprofundamento de valores, como a ética e a solidariedade para a transformação social.

A formação prática deve privilegiar a pesquisa e a experimentação de novos materiais e formas, visando a inovação na relação entre sujeito e vestimenta, ultrapassando as barreiras do usual e conhecido, na prospecção de novos valores no ato de vestir.

O graduado do Bacharelado em Moda poderá atuar, portanto, em toda a cadeia produtiva do campo específico, realizando trabalhos relacionados à pesquisa de tendências, estilos e comportamento, pesquisa de materiais, desenvolvimento de padrões e estampas para a indústria têxtil, criação e desenvolvimento de produtos ligados ao segmento da moda e acessórios, modelagem, produção de coleções, figurino, análise de mercado, entre outros.

Formas de ingresso

O ingresso ao Bacharelado em Moda terá como referência o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). Para tal, serão ofertadas 50 vagas através de entrada declarada para o primeiro semestre do ano letivo. Sua realização será em turno integral.

Contato
Bacharelado em Moda 
Instituto de Artes e Design
Coordenação Bacharelado em Moda (32) 2102-3352
Secretaria do IAD (32) 2102-3350
Instagram do curso: @modaufjf