selo_8_mesesA 12ª reportagem da série que faz um balanço dos oito meses da gestão “Reconstruir a UFJF” e que aponta algumas perspectivas para 2017 pontua ações e propostas futuras da Diretoria de Imagem Institucional. Nas matérias anteriores foram abordados temas relacionados aos trabalhos da Diretoria de Inovação, da Diretoria de Ações Afirmativas, da Diretoria de Avaliação Institucional, da Pró-reitoria de Extensão, da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, da Pró-reitoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva , da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) e da Pró-reitoria de Graduação.

O objetivo principal da comunicação institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é desenvolver uma política de comunicação integrada, referendada pelos órgãos superiores da instituição e fundamentada em ampla participação dos vários setores da Universidade. São princípios que estão em consonância com as diretrizes da Reitoria e que dão ênfase a características da comunicação pública, tais como a transparência, o diálogo e o interesse público. A Diretoria de Imagem Institucional da UFJF é responsável pela Assessoria de Imprensa, Projetos, Eventos, Cerimonial e Atendimento. Por meio de seus veículos de comunicação, objetiva informar com seriedade e transparência à comunidade em geral e, especialmente, a acadêmica, divulgando as atividades desenvolvidas pela UFJF no âmbito da pesquisa, do ensino, da extensão e da inovação.

De acordo com o diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra, uma das primeiras preocupações da gestão Reconstruir a UFJF ao iniciar o reitorado – e que orienta todas as ações voltadas à comunicação desde então – foi a humanização das relações institucionais e a aproximação da academia com o universo que a cerca. “Primeiro, nós ampliamos, no aspecto da comunicação interna e externa, nas campanhas institucionais, uma linha mais trabalhada no afeto. Eu procurei orientar o pessoal da criação no sentido de perceber como é possível fazer algumas comunicações institucionais atuando na contramão do que o mundo está vivendo diante da violência, da agressão, da intolerância. É um papel da Universidade anunciar e enunciar uma constante preocupação com as relações entre as pessoas, sejam relações de gênero, sejam relações com a educação, a infância, o preconceito, enfim, com tudo.”

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Atleta Brianne Theisen Eaton em treinamento na UFJF para os Jogos Rio 2016 (Twin Alvarenga/UFJF)

Jogos Rio 2016 potencializam imagem da UFJF no Brasil e no exterior

Um dos principais eventos protagonizados pela UFJF no ano de 2016 ocorreu nos meses de julho e agosto, quando nove delegações de oito países utilizaram as instalações da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) para realizarem seus treinamentos visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A participação ativa da UFJF nos dois maiores eventos esportivos do mundo mobilizou diversos setores administrativos, como a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e a Imagem Institucional.

Dentre os inúmeros legados deixados pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na Universidade, podem ser citados o curso de capacitação em língua inglesa, oferecido gratuitamente pela DRI aos motoristas da UFJF, que teve como objetivo preparar os profissionais para a recepção aos estrangeiros; o treinamento especial recebido por mais de 150 estudantes, que foram capacitados para trabalhar como attachés (representantes das relações internacionais da Universidade) durante a estadia das equipes; além da realização do Congresso Ciência do Esporte – idealizado em parceria com as comissões técnicas das equipes – que deixaram parte de suas experiências e conhecimento para a comunidade acadêmica.

Cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs), envolveram-se e se dedicaram para que o evento fosse um grande sucesso. Imagens marcantes da passagem dos atletas olímpicos e paralímpicos pela Universidade foram exibidas, no saguão da Reitoria, entre os dias 11 e 25 de outubro. A mostra “UFJF 2016” apresentou um olhar diferenciado sobre a permanência das delegações e reuniu registros de seis fotógrafos e estudantes que atuaram na cobertura dos treinos dos atletas: Alexandre Dornelas, Estela Loth, Géssica Leine, Guilherme Leite, Larissa Garcia e Twin Alvarenga.

A Diretoria de Imagem Institucional também criou um portal dedicado à cobertura das informações relacionadas às delegações que treinaram na Faefid. Através do UFJF 2016 foi possível ter acesso a materiais exclusivos sobre os atletas que permaneceram em Juiz de Fora, como agenda de eventos, modalidades, curiosidades e notícias. Além disso, o portal reuniu todos os processos sobre credenciamento de imprensa e acesso do público, como também informações sobre atividades desenvolvidas nesse período, tais como treinos abertos e palestras. A iniciativa teve como objetivo integrar as comunidades acadêmica e externa a todos os trabalhos realizados pela UFJF para receber as equipes de atletas.

Além do portal UFJF 2016’, alimentado por reportagens escritas em português e inglês, a Imagem Institucional colabora com a atual política de internacionalização da Universidade – fomentada em conjunto com a DRI, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) – em uma série de ações que englobam, dentre outras iniciativas, a versão do site oficial da Instituição e dos portais de todos os Programas de Pós-graduação para o inglês.

Segundo Márcio Guerra, a experiência contribuiu “na identificação da UFJF como um espaço viável para receber grandes eventos. Isso já é um marco nesta gestão, porque envolveu toda a Universidade num evento que possivelmente o Brasil e Juiz de Fora não verão no próximo século, e a nossa capacidade de organização, de fazer bem feito um evento internacional aqui mostrou para a cidade o quanto a Universidade é importante para ela e para a região”.

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Em 2016, apresentação de dissertação e defesas de tese dos 39 programas de pós-graduação passaram a ser publicadas no portal da Universidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Conhecimento gerado pela UFJF passa a ser difundido

Outra iniciativa impactante, de acordo com o diretor, foi a decisão de dar publicidade às teses e às dissertações defendidas nos 39 Programas de Pós-graduação, que passaram a ser divulgadas no portal da UFJF. Para Guerra, este “é um retorno que se dá à sociedade do investimento que ela faz na pesquisa e na pós-graduação da instituição. A gente conseguiu, com essa implantação, criar também alguns vínculos da pesquisa e da pós-graduação com a sociedade e com outras instituições de ensino, que pesquisam, às vezes, coisas parecidas e, a partir da nossa divulgação, é possível estabelecer contatos”.

As reuniões do Conselho Superior – órgão máximo da Universidade – também passaram a ser reportadas no site oficial e, segundo Guerra, a ideia é que sejam transmitidas online e em tempo real a partir deste ano. “Com a aquisição dos equipamentos que a Reitoria fez, certamente o principal obstáculo para isso será desfeito, o que permite uma projeção de implantação dessa meta nos dois primeiros meses do ano. Esse projeto consta do plano de gestão de comunicação, dentro da proposta de transparência.”

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Domingo no Campus foi reativado, com atividades para crianças e adultos (Foto: Arquivo/UFJF)

Projeto reaproxima Universidade da comunidade externa

Com o objetivo de integrar as comunidades do entorno do campus com os espaços de lazer e as atividades de extensão realizadas na instituição, em outubro de 2016 foi anunciada a retomada do projeto “Domingo no Campus”. Com a sua primeira edição realizada no dia 23 daquele mês, a iniciativa obteve retorno positivo do público e da crítica, cumprindo um papel fundamental no posicionamento da Universidade no contexto social de Juiz de Fora.

O projeto foi implementado durante o primeiro mandato na reitoria da professora Margarida Salomão, em 1999. Com suas edições acontecendo sempre nos terceiros domingos de cada mês, foi possível criar um vínculo da comunidade com o campus, como reitera Guerra. “São pequenas ações que vão mostrando que o direcionamento que está sendo dado à Diretoria de Imagem Institucional da Universidade é um direcionamento que busca trabalhar uma relação institucional com parâmetros nos bons relacionamentos com os diversos públicos.”

Para a formulação das novas edições do Domingo no Campus, o projeto de extensão Boa Vizinhança – que busca estreitar os laços com as comunidades adjacentes à Universidade – foi utilizado com o intuito de se criar uma proposta horizontal com a participação das próprias comunidades. O Boa Vizinhança foi apresentado pela Pró-reitoria de Extensão à comunidade acadêmica em outubro, através do Fórum de Extensão Universitária do campus Juiz de Fora.

Bienal do Livro evidencia protagonismo da UFJF na Zona da Mata

Destaque na programação cultural da cidade, a 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora, realizada entre 14 e 19 de junho de 2016, também contou com a participação da UFJF. O estande da Universidade atraiu um público diverso de leitores interessados por livros de professores, grupos de estudo e projetos de pesquisa, a estudantes, que, além da literatura, buscaram esclarecer dúvidas sobre as formas de ingresso, funcionamento e curiosidades sobre a instituição.

A Editora UFJF marcou presença no evento com um estande que exibiu cerca de 230 títulos (150 sob o selo da Universidade, 80 de outras publicações). Ao longo do evento, dez autores estiveram presentes, autografando e conversando com os visitantes. Em torno de 300 livros foram vendidos.

Professores da UFJF também participaram de reuniões e mesas de debate sobre os mais variados temas, como literatura, arte, esporte e educação. O diretor de Imagem Institucional destaca os ganhos oriundos da participação ativa da Universidade no evento: “Primeiro pela oportunidade de valorização de nossa produção acadêmica. Além disso, a felicidade em ver nossos alunos, ex-alunos, professores e técnico-administrativos em educação visitando o nosso estande e mostrando com orgulho aos seus familiares. A riqueza do material produzido pela nossa editora também merece destaque”.

Pism 2017 bate recorde de inscritos

O número de inscritos da edição 2017 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) superou o do ano passado, com 2.130 candidatos a mais, fazendo desta última edição a maior da história do Programa. Ao todo, foram 26.022 candidatos e 1.439 vagas, que foram disputadas pelos 4.703 candidatos do módulo III  para cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

A Diretoria de Imagem Institucional treinou uma equipe composta por professores, servidores e bolsistas, que foram escalados para trabalharem como fiscais na aplicação das provas e também como guias institucionais, capacitados para auxiliar e tirar as dúvidas de candidatos e familiares. “A forma como a gente procurou prestar serviço a pessoas que estão buscando a realização do sonho do ingresso na Universidade começa com um acolhimento do jeito que nós fizemos, com orientação, encaminhamento, o trato carinhoso com os candidatos.”

Para o diretor, apesar dos muitos desafios enfrentados em 2016, a retomada de antigas tradições deixou um saldo positivo. “A perspectiva é de uma cobertura mais ampla de eventos da Universidade e o oferecimento da estrutura da Imagem Institucional para o Cerimonial, dando uma identidade aos nossos eventos. Acho que isso também foi um avanço, uma retomada de algo que nós tínhamos feito e que tinha sido um pouco afastado, mas estamos recuperando. E penso ser relevante a manutenção de algumas coisas que vinham dando certo, como a revista ‘A3’, por isso, continuamos o projeto.”

Expectativas para os próximos anos

Uma das prioridades para 2017, segundo Márcio Guerra, é a capacitação de todos os profissionais que lidam com a comunicação institucional na Universidade, através da realização de um media training – um processo de treinamento dos porta-vozes da organização, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento. “Já temos profissionais de uma empresa altamente conceituada nesse tipo de capacitação que se dispõem a vir imediatamente para, primeiro, atuar junto aos pró-reitores e diretores da gestão. Com isso, haveria uma capacitação de parte da equipe da Imagem e, a partir de então, toda capacitação para diretores, coordenadores, docentes, técnico-administrativos em educação e alunos interessados seria oferecida por nós”, explica, ao citar que este era um compromisso de campanha assumido pela gestão.

Também está prevista a realização de fóruns junto aos veículos de comunicação de Juiz de Fora e Governador Valadares (GV), que contribuam para que aconteça uma aproximação das ações da UFJF e a mídia, com o objetivo de reduzir ruídos e criar novas formas de articulação. A aproximação com o campus avançado, aliás, é outra prioridade a ser desenvolvida pelas próximas ações. “Em 2016 já melhoramos muito a relação com o setor de comunicação de GV, mas ainda existem lacunas a serem preenchidas que pretendemos saná-las neste ano.”

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Márcio Guerra adiantou que há a intenção de retomar o projeto Mostra da UFJF para dar mais visibilidade dos cursos para a comunidade externa (Foto: Arquivo/UFJF)

Ainda segundo o diretor, outro compromisso de campanha já estruturado para ser implementado no primeiro semestre de 2017 é o Fórum de Comunicação, que irá traçar os rumos do relacionamento entre a UFJF e os diversos atores sociais atingidos pelo seu raio de ação. “A ideia é iniciarmos com uma discussão mais ampla da comunidade, depois irmos fechando até atingirmos um grupo mais interno da Diretoria de Imagem, para elaboração do documento final.”

A gestão também pretende retomar o projeto “Mostra da UFJF”, que tem como objetivo dar visibilidade para a comunidade externa dos cursos e projetos atualmente oferecidos pela Universidade, com a finalidade de impulsionar o autoconhecimento organizacional. Para Guerra, “além da valorização da instituição, o evento permite que seja despertado o sentimento de autoestima da comunidade interna”.

Outra ação que visa ampliar o autoconhecimento da Universidade é a divulgação, junto a todos os setores da UFJF, do papel e das competências da Diretoria de Imagem Institucional. “O objetivo dessa iniciativa é promover visitas a todas unidades acadêmicas e setores da Universidade, no sentido de demonstrar as potencialidades da Imagem, suas ações e, ao mesmo tempo, os procedimentos.” Márcio Guerra também explica que o projeto tem como meta centralizar todas as ações que possam interferir na construção da imagem da organização, para evitar qualquer ruído ou duplicidade de atividade sem prévio conhecimento do setor competente para isso na instituição.

Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Imagem Institucional)

Confira todas as matérias da série:

Reestruturação do Critt potencializa inovação tecnológica na UFJF

Diretoria de Ações Afirmativas intensifica combate à violência e ao preconceito

Extensão universitária amplia o contato entre a UFJF e as comunidades externas dos dois campi

Reestruturação da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças amplia conhecimento de gestão

Diretoria de Avaliação Institucional impulsiona autoconhecimento organizacional

UFJF reassume seu papel como polo fomentador da cultura regional

Aproximação com alunos torna trabalho da Pró-reitoria de Assistência Estudantil  mais efetivo

Pró-reitoria redimensiona pesquisa e pós-graduação na Universidade

Diretoria de Relações Internacionais amplia relações diplomáticas com parceiros globais

Conquistas marcam o ano de 2016 no campus avançado de Governador Valadares

Prograd trabalha para fortalecer a qualidade acadêmica dos cursos