fsfs

Durante o evento, atletas, chefes e membros das delegações que estão na UFJF vão dividir suas rotinas e experiências com os participantes (Foto: Alexandre Dornelas)

Aproveitando a temporada de treinamento das delegações olímpicas na UFJF, a instituição está promovendo nesta quarta, 3 e quinta, 4, o Congresso Ciência do Esporte. O objetivo do evento é oferecer conhecimento aos professores, funcionários e alunos da Universidade, além de criar a oportunidade de interação com as delegações.

Durante o Congresso, atletas, chefes e membros das delegações que estão na UFJF vão dividir suas rotinas e experiências com os participantes. Na abertura do evento, na tarde dessa quarta-feira, membros da delegação canadense falaram sobre a preparação dos atletas neste período.

O gerente de operações da equipe de atletismo do Canadá, Jared MacLeod, conversou com alunos e profissionais sobre os desafios de organizar o time e manter o ritmo de treinamento dos atletas antes das competições. “Nós pensamos na diferença de fuso horário e na adaptação dos atletas”, exemplificou.

MacLeod enfatizou que um dos principais problemas da organização ao escolher um centro de treinamento foi encontrar um espaço que pudesse receber todos os competidores. “Somos uma delegação muito grande e diversificada e nos preocupamos em encontrar um lugar que comportasse todos os atletas”. Em sua fala, destacou que a escolha da UFJF como local de treinamento se deu por esse motivo e também por considerarem fatores como a proximidade do Rio de Janeiro, o clima e a segurança dos atletas.

O dirigente ressaltou que, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), os atletas canadenses têm treinado com conforto e concentração, o que ajuda no aproveitamento da equipe. A impressão de MacLeod e dos atletas canadenses sobre as instalações da Faefid é positiva. “As pistas que usamos aqui são muito próximas das oficiais. Durante as visitas para definirmos nosso local de treinamento, não vi outras locações assim”, elogiou. Ele destacou que os atletas também estão adorando o espaço.

Retorno acadêmico

fsfs

Para vice-reitora, Girlene Silva, evento é rico para troca de experiências nos campos da pesquisa e da prática e é o primeiro passo para o estabelecimento de novas parcerias (Foto: Alexandre Dornelas)

Na solenidade de abertura, o diretor da Faefid, Maurício Bara, Maurício Bara, defendeu que o Congresso aparece como uma oportunidade de mostrar que a presença dos atletas na Universidade traz um importante retorno acadêmico para os envolvidos. “Pensamos nesse congresso como um evento acadêmico, institucional, onde poderemos ouvir os principais profissionais e atletas dos diversos países que aqui estão, objetivando a capacitação de toda a comunidade acadêmica”.

Também presente na abertura do Congresso, a vice-reitora Girlene Silva destacou que a estadia das delegações na UFJF contribui muito para o ensino. “Esse tem sido um evento muito rico de trocas no campo da pesquisa, da prática. A partir daqui estabelecemos parcerias mais institucionalizadas. Se as Olimpíadas nos possibilitaram esse primeiro contato, que aproveitemos a possibilidade de viabilizar estas parcerias”. Girlene também agradeceu, em nome da instituição, que os atletas e dirigentes tenham permitido esta troca de conhecimento. “Desejo que este congresso possibilite muitas trocas, sonhos e realizações”, finalizou.

Saiba mais sobre a programação do Congresso