27729790704_b1691d9f03_k

Diretor da Faculdade de Educação Física, Maurício Bara, e professor Heglison Toledo explicam sobre a vinda de 9 delegações olímpicas a alunos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Com o objetivo de receber da melhor forma possível os mais de 200 atletas que irão se preparar, na UFJF, para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, 152 alunos iniciaram neste sábado, 16, treinamento para atuarem como attachés – representantes de relações internacionais da Universidade.

Os estudantes irão recepcionar e acompanhar os esportistas em atividades realizadas na cidade, conforme demandas das equipes e da organização dos treinos, como também auxiliar em entrevistas à imprensa e no Congresso de Ciência do Esporte. Ao todo, nove delegações de oito países passarão pelo campus entre 22 de julho e 5 de setembro.

Durante o treinamento, realizado no anfiteatro do antigo Instituto de Ciências Humanas (ICH), os alunos participaram de palestras sobre vinda das delegações, estrutura de recepção para os atletas e recomendações sobre cultura e relacionamento com os estrangeiros.

Após receberem as informações iniciais, os estudantes descobriram com quais das delegações olímpicas trabalharão, respeitando critérios de preferência, apontados no processo de seleção, e o nível de conhecimento em línguas estrangeiras. Em seguida, participaram de dinâmica de grupo e receberam orientações de cada líder equipe de attachés sobre cultura dos países e atividades que podem desempenhar.

Aluna do sexto período de Letras, Nara Lopes será uma das attachés da delegação chinesa. A estudante conta que escolheu o país para ter contato com cultura e hábitos bem diferentes do Brasil. “Vai ser incrível poder conviver por um tempo com uma realidade completamente diferente da qual eu estou acostumada”, destacou.

Oportunidade
A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, ressaltou o ganho acadêmico e cultural único que os alunos envolvidos no projeto terão. “A responsabilidade de vocês é a de melhor receber visitantes que vão conhecer nosso país, hábitos e costumes. Esse choque de cultura vai promover uma experiência ímpar na vida de todos os envolvidos”.

Para a coordenadora do programa Idiomas Sem Fronteiras, Carolina Magaldi, grande parte para o sucesso de todo esse projeto executado pela UFJF para a recepção dos atletas estrangeiros depende do trabalho realizado pelos attachés. “São esses os profissionais que estarão em contato constante com os nossos visitantes, por isso, grande parte da impressão que eles vão levar da nossa cultura depende desse relacionamento.”

Programa
O projeto de utilização dos attachés durante a permanência das delegações olímpicas, na UFJF, é uma iniciativa da Diretoria de Relações Internacionais, para melhor integrar a comunidade acadêmica da Universidade com os eventos que acontecerão durante a permanência das equipes na cidade.

As inscrições para os interessados foram abertas para estudantes de todos os cursos que tivessem conhecimento de língua inglesa ou francesa. Ao todo, 170 alunos de todas as áreas do conhecimento da Universidade se inscreveram para o projeto.

Veja mais fotos do treinamento.