(Foto: Caique Cahon)

Para a estudante Mariana Oliveira, estande é uma oportunidade de se aproximar da instituição que pretende estudar (Foto: Caique Cahon)

Na estreia das atividades na 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora, o estande da UFJF atraiu público diverso, de leitores interessados por livros de professores, grupos de estudo e projetos de pesquisa, a estudantes, que, além da literatura, buscaram também esclarecer dúvidas sobre as formas de ingresso, funcionamento e curiosidades sobre a Universidade.

As estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade, Brenda de Oliveira, Luana Silva e Amanda Almeida, aprovaram a iniciativa: “é nossa primeira Bienal e achamos que um espaço como esse ajuda muito ao acesso à informação”, disse Luana. O livro Flora do Parque Estadual do Ibitipoca e seu entorno, da Editora da UFJF, lançado em 2014, foi um dos que mais chamou a atenção das três. “Conheço o lugar, acho maravilhoso. Espero que retrate bem o local”, contou Brenda.

Para a doutoranda de Psicologia na UFJF, Clara Mockdece, autora da obra ‘Imagem Corporal – Reflexões, Diretrizes e Práticas de Pesquisa’, exposta no estande, “a participação é importante para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Universidade, que, além de ser lugar onde o conhecimento é produzido, conta com a sua própria editora no papel de incentivo à publicação e divulgação desses trabalhos, levando-os para além da comunidade acadêmica”. Clara torce para novas atividades deste porte. “É um grande avanço uma Bienal em Juiz de Fora, espero que existam novas edições.”

Para a estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, Mariana Oliveira, foi uma oportunidade de aproximação com a Universidade que deseja estudar. “Tinha dúvida como eram somadas as notas do Pism e agora com as respostas dos expositores e os panfletos sei como funciona. Além das informações, Mariana conta ter gostado de dois livros: “Bullying, lançado em 2011, pois estou pesquisando sobre o assunto para a promoção de um concurso literário do Grêmio Estudantil do meu colégio – que visa combater a prática -, e Construindo um Atleta, de 2008, porque fiz natação e se tivesse lido antes poderia ter me ajudado”.

A Bienal do Livro de Juiz de Fora vai até o próximo domingo, 19, das 9h às 22h, no Hotel Trade Independência.