30290386052_c480774f09_k

Reitor Marcus David anunciou a retomada do projeto Domingo no Campus durante coletiva na manhã desta terça, 18 (Foto: Twin Alvarenga / UFJF)

Com o objetivo de integrar as comunidades do entorno do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com os espaços de lazer e as atividades de extensão realizadas na instituição, o reitor da UFJF, Marcus David, e membros de sua gestão anunciaram durante coletiva nesta terça, 18, a retomada do projeto ‘Domingo no Campus’. Com a sua primeira edição marcada para o dia 23 de outubro, Marcus David explicou que essa retomada cumpre um papel fundamental no posicionamento da Universidade no contexto social de Juiz de Fora.

“O Domingo no Campus era uma proposta que estava no nosso projeto de mandato. Isso porque acreditamos que a Universidade, para cumprir o seu papel social, deve ser inclusiva e relevante. Nossa ideia é oferecer cada vez mais serviços e atividades que envolvam as diferentes áreas de conhecimento presentes na UFJF para essa comunidade externa, que deve ocupar os espaços do nosso campus e criar um laço de pertencimento com a instituição.”, afirmou Marcus David.

O projeto Domingo no Campus foi implementado durante o primeiro mandato na reitoria da professora Margarida Salomão, em 1999. Com suas edições acontecendo sempre nos terceiros domingos de cada mês, foi possível se criar um vínculo da comunidade com o campus, como afirma o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra. “Além das histórias incríveis de crianças e pessoas que passaram a se envolver com a UFJF, nós tiramos diversos benefícios das atividades que aconteciam aqui, como, por exemplo, a diminuição do índice de depredação no campus, que caiu 80% no período em que o evento era realizado”.  

30370975186_ec984cf6a8_k

Pró-reitora de extensão, Ana Lívia Coimbra, destacou a importância dessa iniciativa no estreitamento dos laços da UFJF com as comunidades adjacentes ao campus (Foto: Twin Alvarenga / UFJF)

Para a formulação das novas edições do Domingo no Campus, o projeto de extensão ‘Boa Vizinhança’, que busca estreitar os laços com as comunidades adjacentes à Universidade, foi utilizado. Segundo a pró-reitora de Extensão,  Ana Lívia Coimbra, a ideia era se criar um projeto horizontal com a participação das próprias comunidades. “Nós levantamos as demandas que seriam atendidas com o Domingo no Campus através de um dialogo aberto e plural.  Tornando, dessa forma, o projeto relevante no seu papel de receber o público externo à nossa comunidade acadêmica.”.

domingo-no-Campus27

Evento foi criado em 1999 (Foto: Arquivo/UFJF)

 Primeira edição
Com a sua primeira edição marcada para o próximo dia 23, algumas atividades já foram confirmadas, como: mostra de cinema e uma oficina de hip-hop. A programação musical ficará sob a responsabilidade do DJ Cléber Kureb, que vai trazer em seu repertório clássicos da música nacional com a mixagem de discos de vinil. “A nossa proposta é trazer um pouco da música presencial e física para todos que vierem ao campus no domingo, deixando um pouco de lado todo esse processo de digitalização pela qual as canções passaram nos últimos anos”, explicou o artista.

Com a liberação de 70 títulos nacionais para utilização durante os eventos pela Ancine, a primeira mostra de cinema do evento contará com a exibição do filme “Terra Deu, Terra Come” do diretor Rodrigo Siqueira. Além disso, a cantora Tânia Bicalho também apresentará um repertório que busca unir música e diferentes noções de educação nutricional.

Membros da comunidade externa da UFJF presentes na coletiva se mostraram animados com o retorno do projeto, que novamente abrirá as portas da Universidade para a população da cidade. Para o representante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do São Pedro, Mário Marcos, o Domingo no Campus retomará o processo de ocupação do espaço físico da UFJF por essa comunidade externa. “Nossa expectativa é aprofundar cada vez mais essa relação de proximidade com a Universidade, tanto no lazer como nas diferentes formas de conhecimento que podem ser repassadas para a população”.

Serviço

Domingo no Campus
23 de outubro, das 8h às 12h
Campus Universitário
Entrada franca