Raquel Quinet de Andrade Pifano

Foto professora Raquel

Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Doutora em Artes Visuais – História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, também contribui com os cursos de Moda, Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais do IAD/UFJF. É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Arte, Cultura e Linguagens do IAD/UFJF, na linha de pesquisa Arte e moda: história e cultura.

No Departamento de Artes e Design compõe o núcleo de História e Crítica de Arte, lecionando no Bacharelado em Cinema e Audiovisual a disciplina Artes e História I.

É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), associação que reúne os historiadores da arte no Brasil e que é filiado ao Comité International d’Histoire de l’art (CIHA). Coordena os grupos de pesquisa “O acervo de artes visuais do Museu de Arte Murilo Mendes/CNPq” e “Arte e cultura colonial: novos olhares/CNPq”.

Pesquisa temas relacionados à arte colonial no Brasil, especialmente em Minas Gerais, e teoria da arte portuguesa produzida durante o período de colonização portuguesa do Brasil. Também estuda a crítica de arte modernista, a partir da análise que esta fez do dito “barroco mineiro”, ponto fundamental dos discursos do período sobre a identidade artística nacional e a cultura brasileira. Como desdobramento da reflexão sobre a crítica de arte modernista, pesquisa a atividade de crítico de arte e colecionador do poeta Murilo Mendes, contemporâneo e interlocutor de Mário de Andrade e Mário Pedrosa, entre outros críticos e artistas modernos.

Contato: raquelquinet.pifano@ufjf.br

Currículo Lattes (abre em nova janela)